Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Hélia Viana-
dc.date.accessioned2018-01-29T19:42:07Z-
dc.date.available2018-01-29T19:42:07Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationROSA, Hélia Viana. “Calabar - o elogio da traição” (Chico Buarque e Ruy Guerra): dimensões estéticas e políticas do teatro brasileiro na década de 1970. 2002. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20436-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCalabar - o elogio da traiçãopt_BR
dc.subjectHistória e Teatropt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDécada de 1970pt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.title“Calabar - o elogio da traição” (Chico Buarque e Ruy Guerra): dimensões estéticas e políticas do teatro brasileiro na década de 1970pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Juscelino Batista-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico visa a refletir sobre o teatro brasileiro dos anos 70 analisando a peça-musical “Calabar - o elogio da traição”, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973, auge da ditadura militar no país. Com esse propósito resgata-se a historicidade da peça analisando os caminhos percorridos por seus autores na confecção da mesma, considerando o texto teatral como uma “representação” do contexto histórico em que foi escrito, suscitando reflexões acerca da abordagem que Chico e Ruy Guerra fizeram da História. Ambos elaboraram discursos que podem ser transmitidos no conjunto da obra artística, discursos esses que revelam um dado “posicionamento político e social” frente á realidade vivida. Durante a pesquisa procurou-se conhecer tanto o contexto histórico abordado em Calabar, ou seja, a colonização do nordeste brasileiro pelos holandeses no século XVII, quanto os acontecimentos sócio-políticos pós 64, marcados pela subida dos militares ao poder. Realizou-se, num primeiro momento, o “mapeamento” da peça que é a subdivisão do texto procurando evidenciar a sua estrutura dramática com a composição das personagens, as diversas situações criadas em torno dessas e os temas abordados na discussão. Para tanto, baseou-se na bibliografia especializada. O texto monográfico se divide em quatro capítulos. O primeiro realiza uma discussão acerca do desenvolvimento e estabelecimento do teatro como importante área de produção cultural durante as décadas de 1960/1970. Processo que sofreria mudanças em meados de 70, quando nota-se um considerável “retrocesso” em relação ao que vinha sendo produzido até então. Em princípio considera-se que, além do fator econômico e da transformação nas relações sociais da época, a censura foi elemento de grande importância para as dificuldades encontradas pelo teatro naquele momento, moldando a forma como dramaturgos, atores, encenadores, imprensa e regime militar lidaram com a cultura após a instauração do golpe em 64. O segundo capítulo se volta para a análise da estrutura dramática da peça e para a identificação dos temas desenvolvidos. O mapeamento permitiu mergulhar no passado da colonização holandesa e conhecer os diversos “atores sociais” que viveram o presente da colonização. O terceiro capítulo analisa as músicas que complementam a estrutura dramática da peça, considerando-as um recurso importante para o entendimento da obra. Nesse exercício discute, além dos fatos, a formação social e psicológica das personagens e as situações que foram criadas em torno delas. Nota-se que, no curso da discussão, estavam temas como heroísmo, patriotismo, nacionalidade e traição, que serão analisados à luz dos anos 70 no último capítulo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CalabarElogioTraicao.pdfTCC23.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.