Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20436
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Hélia Viana | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T19:42:07Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T19:42:07Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Hélia Viana. “Calabar - o elogio da traição” (Chico Buarque e Ruy Guerra): dimensões estéticas e políticas do teatro brasileiro na década de 1970. 2002. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20436 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Calabar - o elogio da traição | pt_BR |
dc.subject | História e Teatro | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Década de 1970 | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.title | “Calabar - o elogio da traição” (Chico Buarque e Ruy Guerra): dimensões estéticas e políticas do teatro brasileiro na década de 1970 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Juscelino Batista | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico visa a refletir sobre o teatro brasileiro dos anos 70 analisando a peça-musical “Calabar - o elogio da traição”, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973, auge da ditadura militar no país. Com esse propósito resgata-se a historicidade da peça analisando os caminhos percorridos por seus autores na confecção da mesma, considerando o texto teatral como uma “representação” do contexto histórico em que foi escrito, suscitando reflexões acerca da abordagem que Chico e Ruy Guerra fizeram da História. Ambos elaboraram discursos que podem ser transmitidos no conjunto da obra artística, discursos esses que revelam um dado “posicionamento político e social” frente á realidade vivida. Durante a pesquisa procurou-se conhecer tanto o contexto histórico abordado em Calabar, ou seja, a colonização do nordeste brasileiro pelos holandeses no século XVII, quanto os acontecimentos sócio-políticos pós 64, marcados pela subida dos militares ao poder. Realizou-se, num primeiro momento, o “mapeamento” da peça que é a subdivisão do texto procurando evidenciar a sua estrutura dramática com a composição das personagens, as diversas situações criadas em torno dessas e os temas abordados na discussão. Para tanto, baseou-se na bibliografia especializada. O texto monográfico se divide em quatro capítulos. O primeiro realiza uma discussão acerca do desenvolvimento e estabelecimento do teatro como importante área de produção cultural durante as décadas de 1960/1970. Processo que sofreria mudanças em meados de 70, quando nota-se um considerável “retrocesso” em relação ao que vinha sendo produzido até então. Em princípio considera-se que, além do fator econômico e da transformação nas relações sociais da época, a censura foi elemento de grande importância para as dificuldades encontradas pelo teatro naquele momento, moldando a forma como dramaturgos, atores, encenadores, imprensa e regime militar lidaram com a cultura após a instauração do golpe em 64. O segundo capítulo se volta para a análise da estrutura dramática da peça e para a identificação dos temas desenvolvidos. O mapeamento permitiu mergulhar no passado da colonização holandesa e conhecer os diversos “atores sociais” que viveram o presente da colonização. O terceiro capítulo analisa as músicas que complementam a estrutura dramática da peça, considerando-as um recurso importante para o entendimento da obra. Nesse exercício discute, além dos fatos, a formação social e psicológica das personagens e as situações que foram criadas em torno delas. Nota-se que, no curso da discussão, estavam temas como heroísmo, patriotismo, nacionalidade e traição, que serão analisados à luz dos anos 70 no último capítulo do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 92 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CalabarElogioTraicao.pdf | TCC | 23.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.