Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcelo José da-
dc.date.accessioned2018-01-29T19:17:24Z-
dc.date.available2018-01-29T19:17:24Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo José da. As representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares (1928-1945). 1999. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20411-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo Escolar Raul Soarespt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectAraguari-MGpt_BR
dc.subject1928-1945pt_BR
dc.titleAs representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares (1928-1945)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem por objetivo estudar as representações do nacionalismo no Grupo Escolar Raul Soares de Araguari entre os anos de 1928 e 1945. O autor escolheu o ano de 1928 como início do recorte temporal da pesquisa por se tratar de um ano decisivo para a história da escola pois, naquele ano, o novo prédio foi inaugurado e se implantou o ensino religioso na instituição; e o ano de 1945 como fim do recorte, por representar o fim do Estado Novo. Foram realizadas entrevistas com alunos, professores e diretores do Grupo Escolar Raul Soares, que estudaram/atuaram na escola no período mencionado, o que, acrescido da leitura de jornais de época e outros documentos escritos possibilitaram responder à seguinte problemática: quais as representações do nacionalismo que podemos apreender no cotidiano escolar do Grupo Escolar Raul Soares entre os anos de 1928 a 1945 e quais suas implicações socioculturais para o educando? O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro aborda o contexto sócio histórico da escola. O segundo capítulo analisa os conceitos de representação social, de disciplina e de nacionalismo; bem como as práticas nacionalistas que chegaram ao educandário. O último capítulo investiga a influência da Igreja Católica na construção das representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares; a atuação da disciplina Educação Moral e Cívica na construção das representações na escola e as representações nacionalistas nos meios de comunicação de massa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentacoesNacionalistasGrupo.pdf31.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.