Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20411
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Marcelo José da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T19:17:24Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T19:17:24Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcelo José da. As representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares (1928-1945). 1999. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20411 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grupo Escolar Raul Soares | pt_BR |
dc.subject | Nacionalismo | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Araguari-MG | pt_BR |
dc.subject | 1928-1945 | pt_BR |
dc.title | As representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares (1928-1945) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Inácio Filho, Geraldo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem por objetivo estudar as representações do nacionalismo no Grupo Escolar Raul Soares de Araguari entre os anos de 1928 e 1945. O autor escolheu o ano de 1928 como início do recorte temporal da pesquisa por se tratar de um ano decisivo para a história da escola pois, naquele ano, o novo prédio foi inaugurado e se implantou o ensino religioso na instituição; e o ano de 1945 como fim do recorte, por representar o fim do Estado Novo. Foram realizadas entrevistas com alunos, professores e diretores do Grupo Escolar Raul Soares, que estudaram/atuaram na escola no período mencionado, o que, acrescido da leitura de jornais de época e outros documentos escritos possibilitaram responder à seguinte problemática: quais as representações do nacionalismo que podemos apreender no cotidiano escolar do Grupo Escolar Raul Soares entre os anos de 1928 a 1945 e quais suas implicações socioculturais para o educando? O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro aborda o contexto sócio histórico da escola. O segundo capítulo analisa os conceitos de representação social, de disciplina e de nacionalismo; bem como as práticas nacionalistas que chegaram ao educandário. O último capítulo investiga a influência da Igreja Católica na construção das representações nacionalistas no Grupo Escolar Raul Soares; a atuação da disciplina Educação Moral e Cívica na construção das representações na escola e as representações nacionalistas nos meios de comunicação de massa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RepresentacoesNacionalistasGrupo.pdf | 31.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.