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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20368
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Andrade, Luana Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T14:21:12Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T14:21:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-21 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Luana Alves. Métodos heurísticos aplicados ao problema de agrupamento de entregas em veículos de uma frota heterogênea. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20368 | - |
dc.description.abstract | The problem of grouping deliveries in a heterogeneous fleet of vehicles is complex and essential for the distribution of goods in an industry. Known in the literature as Variable Sized Bin Packing (VSBPP), this problem consists of, given a set of objects (deliveries), to determine the minimum number of bins needed to allocate this transport. The present work sought to solve one hundred problems of different benchmarking test instances of the literature with different cost functions, through the methods: mathematical modeling, greedy constructive heuristics, Simulated Annealing, Variable Neighborhood Search, hybrid meta-heuristics of Simulated Annealing with Variable Neighborhood Search ; verifying which method stands out to the others as to its efficiency and effectiveness. The experimental results showed that, in the problems in which the cost function is linear or concave, the greedy constructive heuristic has the best performance, and for the cost with the convex function the hybrid metaheuristic has the best performance. In the problems belonging to the subgroup of small instances, the robust VNS solutions were considered, mathematical modeling solved problems with up to 20 items and SA obtained good quality solutions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Logistic | pt_BR |
dc.subject | Variable Sized Bin Packing | pt_BR |
dc.subject | Variable Sized Bin Packing | pt_BR |
dc.subject | Meta-heurística | pt_BR |
dc.subject | Metaheuristic | pt_BR |
dc.title | Métodos heurísticos aplicados ao problema de agrupamento de entregas em veículos de uma frota heterogênea | pt_BR |
dc.title.alternative | Heuristic methods applied to the variable sized bin packing problem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Jorge von Atzingen dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0410013913891248 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Antônio Álvaro de Assis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7484658295582373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Fernando Lourenço de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5076599232968373 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2321535012268055 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema de agrupamento de entregas em uma frota heterogênea de veículos é complexo e essencial para a distribuição de mercadorias em uma indústria. Conhecido na literatura como Variable Sized Bin Packing (VSBPP), este problema consiste em, dado um conjunto de objetos (entregas), determinar o número mínimo de bins (veículos) necessários para a alocação deste transporte. O presente trabalho buscou solucionar cem problemas de diferentes instâncias de teste benchmarking da literatura com funções de custos distintos, através dos métodos: modelagem matemática, heurística construtiva gulosa, Simulated Annealing, Variable Neighborhood Search, meta-heurística hibrida de Simulated Annealing com Variable Neighborhood Search; verificando qual método sobressai aos demais quanto sua eficiência e eficácia. Os resultados experimentais mostraram que, nos problemas em que a função custo é linear ou côncava, a heurística construtiva gulosa possui o melhor desempenho, e para o custo com a função convexa a meta-heurística híbrida possui o melhor desempenho. Nos problemas pertencentes ao subgrupo das instâncias de pequeno porte, considerou-se as soluções do VNS robusta, a modelagem matemática solucionou problemas com até 20 itens e o SA obteve soluções de boa qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal) |
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