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dc.creatorCorrea, Alexandre Felipe Medina-
dc.date.accessioned2018-01-24T15:57:06Z-
dc.date.available2018-01-24T15:57:06Z-
dc.date.issued2017-11-10-
dc.identifier.citationCORREA, Alexandre Felipe Medina. High-speed train aerodynamics under crosswinds: from standard wind tunnel testing to the effect of the train cooling systems. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20351-
dc.descriptionEste trabalho teve apoio financeiro fornecido pela Stadler Altenrhein AG e cd-Adapco.pt_BR
dc.description.abstractVentos laterais, ou cruzados, ocorrem à medida que um trem viaja em campos abertos. O vento, combinado com a velocidade do trem, provoca um vento relativo causador de esforços o trem. Esse carregamento aerodinâmico pode ser forte o suficiente para tomar o veículo. Testes em túneis-de-vento não representam as condições do escoamento observadas em altas velocidades em sua totalidade, já que seu número de Reynolds (~1E5) é pequeno comparado à escala real (~1E7). Além disso, modelos estáticos não modelam o movimento relativo entre o trem e o solo assim como não contabilizam o ar proveniente do equipamento de controle térmico e conforto do trem. A Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD, sigla em inglês) foi aplicada para abordar estas questões e os resultados obtidos são comparados com dados experimentos do trem-de-alta-velocidade Stadler EC250. Foi observado que as paredes do túnel-de-vento afetam a escoamento, curvando a esteira gerada pelo trem. Esse problema foi resolvido aumentando a largura do túnel-de-vento, porém observa-se que o escoamento próximo ao trem não é afetado, produzindo os mesmos carregamentos aerodinâmicos. A configuração de solo padrão STBR gera um vórtice em sua extremidade que afeta a esteira a sotavento do trem, aumenta o coeficiente de sustentação em 5% comparado a um STBR infinitamente longo (para β=45°) em modelos estáticos em escala reduzida. A modelagem do movimento do veículo em escala reduzida afeta os coeficientes de força lateral e sustentação (5% e 7%) comparados ao STBR infinitamente longo, afetando o coeficiente de momento sobre o trilho a sotavento em 3%. Para avaliar a influência do número de Reynolds, o trem foi simulada em escala real. Com isso a sustentação aumenta em 15% e a força lateral reduz em 10%, o que leva a um coeficiente de momento sobre o trilho a sotavento 5% menor. Finalmente, os efeitos do o ar proveniente do equipamento de controle térmico e conforto do trem foi avaliado. Comparados aos resultados do modelo estático em escala reduzida a sustentação foi reduzida em 25% e a força lateral aumentada em 4%, resultando em um coeficiente de momento sobre o trilho a sotavento 3% menor. A análise da estabilidade em ventos cruzados mostrou semelhanças entre o modelo estático em escala reduzida e o trem em escala real com os sistemas térmicos. Isso mostra que experimentos em escala reduzida são confiáveis para análise da estabilidade de trens-de-alta-velocidade em situações de vento cruzado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrosswind stabilitypt_BR
dc.subjectEstabilidade em ventos lateraispt_BR
dc.subjectOverturningpt_BR
dc.subjectCapotamentopt_BR
dc.subjectTrain aerodynamicspt_BR
dc.subjectAerodinâmica de trenspt_BR
dc.subjectWind tunnelpt_BR
dc.subjectTúnel-de-ventopt_BR
dc.subjectCooling systemspt_BR
dc.subjectSistemas de arrefecimentopt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.titleHigh-speed train aerodynamics under crosswinds: from standard wind tunnel testing to the effect of the train cooling systemspt_BR
dc.title.alternativeAerodinâmica de trem de alta velocidade sob ventos cruzados: do teste de túnel-de-vento padrão para o efeito dos sistemas de arrefecimento do trempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4pt_BR
dc.contributor.advisor2Cochard, Steve-
dc.contributor.referee1Cavalieri, André Valdetaro Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138144H4pt_BR
dc.contributor.referee2Sanches, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352187H4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367889P2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCrosswind occurs as a train travels in windy conditions. The wind, combined with the train velocity, generates a relative wind that loads the train. This aerodynamic load can be strong enough to flip the train on its side. Standard wind tunnel testing does not represent the flow conditions observed at high-speed as the Reynolds number (~1E5) are smaller compared to full-scale (~1E7) and the static-models do not reproduce the relative ground motion or account for the air flow of the train cooling equipments. Computational Fluid Dynamics (CFD) simulations were performed to address these issues and the results are compared to the experimental data for Stadler EC250 high-speed train. It was found that the wind tunnel walls affect the far wake, curving it. Enlarging the wind tunnel avoids this issue but without affecting the near wake, producing the same forces and moments. The standard Single Track Ballast and Rail (STBR) generates a tip vortex that affects the lee-side wake, increasing the lift coefficient by 5% compared to an infinite STBR (at β=45°) for reduced-scale static models. The modeling of the vehicle motion with a moving reference frame produced a large difference in side force and lift coefficients (+5% and +7%) compared to the static model with infinite STBR, but the lee-rail moment only increased by 3%. To evaluate the effects of the Reynolds number the moving model was simulated in full-scale. It was found that the lift coefficient increased by 15% and the side force coefficient decreased by 10%, producing a lee-rail moment 5% lower than observed for the reduced-scale moving model. Finally, the effects of the air intakes and exhausts for the full-scale train were analysed. Compared to the reduced-scale static model the lift and side force coefficients were different, where the first had an average of -25% and the second +4%, resulting in a lee-rail moment coefficient ~3% lower. The analysis of crosswind stability presented similar lee-rail moment coefficient between the reduced-scale static model and full-scale train with its ventilation systems. This shows that the static wind tunnel tests are reliable on the assessment of high-speed trains crosswind stability.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.22pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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