Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Maria Tereza Batista-
dc.date.accessioned2018-01-19T17:15:56Z-
dc.date.available2018-01-19T17:15:56Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.citationBORGES, Maria Tereza Batista. Os autores de mangá no Brasil: produção do aplicativo NanquimBR sob a lógica transmídia. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Comunicação e Educação). Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20314-
dc.description.abstractMangas are one of the most important means of communication in Japan. Their history began in 1800 and, in the 20th century, they expanded throughout the world, leading the Japanese spirit and its strong cultural expression to various countries. That's how they came to Brazil and captured a legion of fans and artists who deciding to create their own mangas, based on the style of Japan, ally to their experiences. The proposal of the product of this work is to tell the story of these Brazilian authors of manga, through the realization of a transmedia production, whose main content is a geolocation app, the NanquimBR, based on augmented reality, to expand the user experience. For the construction of this project, we use the theoretical basis on transmedia, the history of the manga in the world and in Brazil, theories about culture of the convergence and paradigms, journalistic techniques, apps, geolocation and augmented reality. In addition, we talked to several manga authors through their first contact with Max Andrade, the author of Uberlândia, MG, who is writing manga since 2008 and has been win a Japanese art contest, the Silent Manga Audition. The idea of the transmedia app came in the second semester of the master's degree in Technology, Language and Society, and aims to create the means of dissemination and integration among Brazilian manga authors, since there is no space in the media for these productions, according to interviews and research performed. Thus, we intend to contribute to further research in the area and to the dissemination of works that are part of considered the ninth art worldwide.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectmangápt_BR
dc.subjectquadrinhospt_BR
dc.subjectautores brasileirospt_BR
dc.subjectaplicativopt_BR
dc.subjecttransmídiapt_BR
dc.subjectbrazilian authorspt_BR
dc.subjectcomicspt_BR
dc.subjectapppt_BR
dc.subjecttransmediapt_BR
dc.titleOs autores de mangá no Brasil: produção do aplicativo NanquimBR sob a lógica transmídiapt_BR
dc.title.alternativeAuthors of mangá in Brazil: production of the app NanquimBR under the transmedia logicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee2Massarolo, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308336910966465pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517400267316284pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs mangás são um dos meios de comunicação mais importantes do Japão. Sua história começou em 1800 e, no século XX, eles se expandiram pelo mundo, levando o espírito japonês e sua forte expressão cultural para diversos países. Foi assim que chegaram ao Brasil e conquistaram uma legião de fãs e artistas que optaram por criar seus próprios mangás, baseados no estilo do Japão, aliado a suas experiências. A proposta do produto deste trabalho é contar a história desses autores brasileiros de mangá, por meio da realização de uma produção transmídia, cujo conteúdo principal é um aplicativo de geolocalização, o NanquimBR, baseado em Realidade Aumentada, para expandir a experiência do usuário. Para a construção deste projeto, utilizamos a base teórica sobre transmídia, a história dos mangás no mundo e no Brasil, teorias sobre cultura da convergência e paradigmas, técnicas jornalísticas, aplicativos, geolocalização e Realidade Aumentada. Além disso, conversamos com vários autores de mangá, por meio do primeiro contato com Max Andrade, autor de Uberlândia, MG, que escreve mangás desde 2008 e já foi premiado por um concurso japonês da arte, o Silent Manga Audition. A ideia do aplicativo transmídia surgiu no segundo semestre do mestrado, na disciplina Tecnologias, Linguagem e Sociedade, e permite criar um meio de divulgação e integração entre autores brasileiros de mangás, já que não há espaço na mídia para essas produções, de acordo com entrevistas e pesquisa realizada. Assim, pretendemos contribuir para mais pesquisas na área e para a divulgação de obras que fazem parte da mundialmente considerada nona arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.74pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutoresMangaBrasil.pdfDissertação3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.