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dc.creatorMiranda, Frederico Carnevalli De-
dc.date.accessioned2017-12-27T13:21:31Z-
dc.date.available2017-12-27T13:21:31Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationMIRANDA, Frederico Carnevalli De. Preliminary design of an experimental biplane aircraft, biplane canard and pusher thrust, for two occupants in tandem. 2017. 443 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20136-
dc.description.abstractThe conception and development of a new aircraft is naturally a multidisciplinary activity that involves technologies related to the aerodynamics, structures, and technologies related to several systems as mechanical, electrical, electronic among others. Due this characteristic, was resulted an extremely complex sequence of work. When the aircraft to be developed is characterized by a very peculiar configuration and for which the sources of technical reference are quite limited, this work turn even more challenger and complex, already in the earlier conceptual phases these difficulties were faced. The activities related to the preliminary design had as start point the ergonomics of the cockpit, adopting for the aircraft the design philosophy from the inside to the outside. As the engineering activities were developed and considering the particular characteristics of the aircraft, were proposed modifications on the existing theory and new theory approach necessarily emerged, once the available theory on the bibliography proved insufficient. As the results related to the aerodynamics were being obtained, was verified that the performance relative to the flight speeds far exceeded the values initially defined for the operation of the aircraft. With respect to the in flight control characteristics, the results obtained may be considered very satisfactory, except that related to the take-off runway rolling due the few canards efficiency. With respect to the stability behavior the results indicate that the aircraft is marginally positive in some aspects and is marginally negative relative to other aspects.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto preliminar de aeronavespt_BR
dc.subjectBiplanopt_BR
dc.subjectCanard biplanopt_BR
dc.subjectPusherpt_BR
dc.subjectCampo de wash globalpt_BR
dc.subjectAircraft preliminary designpt_BR
dc.subjectBiplanept_BR
dc.subjectBiplane canardpt_BR
dc.subjectPusherpt_BR
dc.subjectGlobal wash fieldpt_BR
dc.titlePreliminary design of an experimental biplane aircraft, biplane canard and pusher thrust, for two occupants in tandempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA concepção e desenvolvimento de uma nova aeronave é naturalmente uma atividade multidisciplinar envolvendo tecnologias relacionadas à aerodinâmica, estruturas e diversas outras relacionadas aos diversos sistemas sejam eles mecânicos, elétricos, eletrônicos entre outros. Dessa característica resulta uma sequência de trabalho extremamente complexa. Quando a aeronave em questão é caracterizada por uma configuração extremamente peculiar e para a qual as fontes de referência técnica são bastante limitadas, esse trabalho se torna ainda mais desafiador e complexo, já nas fases iniciais de concepção essas dificuldades foram sentidas. As atividades relacionadas ao projeto preliminar tiveram como ponto de partida a ergonomia do “cockpit”, adotando a filosofia de projeto de dentro para fora. À medida que as tarefas de engenharia se desenvolviam e considerando as características particulares da aeronave, modificações na teoria existente e proposições de novas abordagens surgiram inevitavelmente, uma vez que a teoria disponível na literatura se mostrou limitada. Conforme os resultados relacionados à aerodinâmica foram sendo obtidos verificou-se que o desempenho da aeronave com relação às velocidades de voo superou em muito os valores inicialmente assumidos para a operação da mesma. Com respeito às características de controle os resultados obtidos podem ser considerados bastante satisfatórios, exceto aqueles relacionados com a corrida de decolagem devido à pouca eficiência dos “canards” nessa fase do voo. Com relação à estabilidade os resultados indicam que a aeronave está com comportamento marginalmente positivo em alguns aspectos e marginalmente negativo em outros aspectos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration443pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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