Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGedraite, Leonardo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:36:31Z-
dc.date.available2017-12-26T16:36:31Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationGEDRAITE, Leonardo dos Santos. Da polifonia a sinfonia: acordes das escolas rurais de Uberlândia na canção ambiental. 2017. 274 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20089-
dc.description.abstractEnvironmental education and rural education encompass several distinct concepts under the same name and are topics that have changed constantly in the last decades, but despite being related, they are usually applied separately. Since most of the environmental conflicts of the 21st century occur in rural areas and environmental education is the main pathway that allows the affected rural society to have voice in this conflicts. This study aimed to verify through reflective interviews the concepts of rural education and environmental education that teachers and principals of rural schools in Uberlândia currently use. The results indicate that the rural schools of Uberlândia, for the interviewees, are characterized by having classrooms with few students, a great turnover of students and the students have their own social customs. However, the pedagogical practice and the content is the same as the urban zone, with the differences being addressed only during the daily routine by the teacher-student interaction. For most respondents, there should be no difference in content between urban and rural education. Considering environmental education, we see two different conceptcs in practice: a conservative one, based on the duty to preserve the environment, and another one “the transformative” that tries to make the student realize that them are part of the environment and can act to transform it. Both themes are addressed in the schools in a timely manner, through projects, which usually have their origin in external agents (government and/or private companies), and environmental education is usually under the responsibility of the science teacher. It was verified, emerging from the interviews, that a debate between the different conceptions is necessary for more effective projects and an interesting way to do this would be through the continuous formation of the subjects, a fact that was demonstrated effective in the actions of one of the schools interviewed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnviromental educationpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectSaber ambientalpt_BR
dc.subjectEnviromental knowledgept_BR
dc.titleDa polifonia a sinfonia: acordes das escolas rurais de Uberlândia na canção ambientalpt_BR
dc.title.alternativeFrom polyphony to symphony: Uberlândia's rural school's chords in the environmental chansonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133741542314920pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee2Chelotti, Marcelo Cervo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7311791678201968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303595575228608pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental e a educação rural abarcam diversos conceitos distintos sob o mesmo nome e são temas que têm mudado constantemente nas últimas décadas, porém, apesar de serem relacionados, geralmente são trabalhados separadamente. Uma situação complexa, visto que a maioria dos conflitos ambientais do século XXI ocorre na zona rural e a educação ambiental é a maneira de permitir que a sociedade rural afetada possa se expressar nesse processo. Esse trabalho teve como objetivo verificar por meio de entrevistas reflexivas os conceitos de educação rural e de educação ambiental que professores e gestores de escolas rurais de Uberlândia utilizam atualmente. Os resultados indicam que as escolas rurais de Uberlândia, para os entrevistados, são caracterizadas por possuir salas com poucos alunos, uma grande rotatividade dos estudantes e um público particular, com costumes sociais próprios. No entanto, a prática pedagógica e o conteúdo são os mesmos da zona urbana, só mudando a interação professor-aluno durante a rotina diária. Para a maioria dos entrevistados não deveria haver uma diferença no conteúdo entre zonas urbanas e rurais. Já no quesito educação ambiental vemos duas vertentes distintas em prática: uma conservadora, baseada no dever de preservar o meio ambiente, e outra transformadora que tenta fazer com que o estudante perceba que é parte desse meio ambiente e pode agir para transformá-lo. Ambos os temas são tratados nas escolas de maneira pontual, através de projetos, que geralmente tem sua origem em agentes externos (governo e/ou empresas privadas), sendo que a educação ambiental geralmente fica a cargo do professor de ciências. A partir das entrevistas verificou-se que é necessário um debate entre as diferentes concepções para projetos mais efetivos e um meio interessante de fazer isso seria através da formação continuada dos educadores, fato que se demonstrou efetivo nas ações de uma das escolas entrevistadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration274pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolifoniaSinfoniaAcordes.pdfTCC2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.