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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Borges, Robert William | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:16:50Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T16:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Robert William. Religião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968). 2002. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20067 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade e política | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Glauber Rocha | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | 1962-1968 | pt_BR |
dc.title | Religião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Juscelino Batista | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa objetiva analisar como o diretor Glauber Rocha tratou o tema religiosidade e política em seus filmes “Barravento”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, produzidos entre 1962 e 1968. Glauber era um cineasta em que a utopia revolucionária andava de mãos dadas com a utopia mística. Será um Glauber milenarista aquele que, contra toda expectativa, continuava acreditando numa saída para um país mergulhado na ditadura civil-militar? Para tentar responder a esta questão o autor analisa as três películas à luz da bibliografia temática. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro explora o filme “Barravento”, em que a sociedade se representa no espaço menor de uma comunidade de pescadores. Esta funciona como microcosmo. Nele estão dadas as relações clássicas de exploração: o dono da rede leva a parte do Leão, enquanto os pescadores trabalham, arriscam a vida e ganham quase nada. O segundo capítulo trabalha com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Nele a presença do elemento religioso é mais elaborada. O vaqueiro Manoel deverá atravessar duas etapas da alienação - o fanatismo do beato Sebastião e a violência bruta de Corisco - para encontrar seu próprio destino. O terceiro capítulo examina o filme “Terra em Transe”, onde a temática religiosa reaparece, porém, com um novo olhar. A religião é representada, ora negativamente, ora positivamente, o que indica uma mudança na apreensão do cineasta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 83 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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