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dc.creatorBorges, Robert William-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:16:50Z-
dc.date.available2017-12-26T16:16:50Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationBORGES, Robert William. Religião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968). 2002. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20067-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidade e políticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGlauber Rochapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject1962-1968pt_BR
dc.titleReligião e política na cinematografia de Glauber Rocha (1962-1968)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Juscelino Batista-
dc.contributor.referee2Ramos, Rosangela Patriota-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa objetiva analisar como o diretor Glauber Rocha tratou o tema religiosidade e política em seus filmes “Barravento”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, produzidos entre 1962 e 1968. Glauber era um cineasta em que a utopia revolucionária andava de mãos dadas com a utopia mística. Será um Glauber milenarista aquele que, contra toda expectativa, continuava acreditando numa saída para um país mergulhado na ditadura civil-militar? Para tentar responder a esta questão o autor analisa as três películas à luz da bibliografia temática. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro explora o filme “Barravento”, em que a sociedade se representa no espaço menor de uma comunidade de pescadores. Esta funciona como microcosmo. Nele estão dadas as relações clássicas de exploração: o dono da rede leva a parte do Leão, enquanto os pescadores trabalham, arriscam a vida e ganham quase nada. O segundo capítulo trabalha com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Nele a presença do elemento religioso é mais elaborada. O vaqueiro Manoel deverá atravessar duas etapas da alienação - o fanatismo do beato Sebastião e a violência bruta de Corisco - para encontrar seu próprio destino. O terceiro capítulo examina o filme “Terra em Transe”, onde a temática religiosa reaparece, porém, com um novo olhar. A religião é representada, ora negativamente, ora positivamente, o que indica uma mudança na apreensão do cineasta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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