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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20056Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martineli, Rafael Colombo | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:12:47Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-26T16:12:47Z | - |
| dc.date.issued | 2017 | - |
| dc.identifier.citation | MARTINELI, Rafael Colombo. Rurouni Kenshin – As Crônicas de uma Era Meiji: analogias da ficção histórica e o globalismo contemporâneo (1878-1999). 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20056 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História do Japão | pt_BR |
| dc.subject | Mangá | pt_BR |
| dc.subject | Política | pt_BR |
| dc.subject | Neonacionalismo | pt_BR |
| dc.subject | Globalismo | pt_BR |
| dc.subject | Representações | pt_BR |
| dc.subject | Construção de identidades | pt_BR |
| dc.title | Rurouni Kenshin – As Crônicas de uma Era Meiji: analogias da ficção histórica e o globalismo contemporâneo (1878-1999) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A obra Rurouni Kenshin – Crônicas da Era Meiji, de Nobuhiro Watsuki, instiga uma reflexão sobre a construção da cultura japonesa na década de 1990, assim como as políticas por trás da retomada do passado histórico pelo mangá. Através dela somos introduzidos à história da modernização do Japão, acompanhando os passos de Kenshin Himura, o lendário Battousai, o Retalhador e seus companheiros. Percebemos que o mangá, como documento histórico, comporta em si mais do que o momento histórico retratado, ele está impregnado da sua época de elaboração, os anos 1990. Faz parte dos dispositivos do “neonacionalismo” em voga no Japão, como uma mídia cultural propagadora de uma cultura japonesa grandiosa e estável, que concilia modernidade e tradição, servindo para formular uma identidade nacional. Portanto, o intuito deste trabalho é propor, a partir do mangá, pontes e analogias entre a construção da narrativa e das personagens, com momentos históricos e o momento do presente de elaboração da obra, realizando um levantamento historiográfico sobre a história desse país, as características particulares dos mangás, sua circulação e penetração, e, por fim, analisar o mangá como um produto dos anos de 1990, funcionando como uma propaganda do Japão em um mercado de consumidores global ao molde do globalismo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 84 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RurouniKenshinCronicas.pdf | TCC | 2.57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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