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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantana, Elaine Aparecida-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:06:51Z-
dc.date.available2017-12-18T13:06:51Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSANTANA, Elaine Aparecida. À margem da Historia: mendigos na cidade de Uberlândia nos anos 90. 2002. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20018-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectMendigospt_BR
dc.subjectEspiritismopt_BR
dc.subjectAparelho repressivopt_BR
dc.subjectUberlândia-MGpt_BR
dc.subjectAnos 90pt_BR
dc.titleÀ margem da Historia: mendigos na cidade de Uberlândia nos anos 90pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Machado, Maria Clara Tomaz-
dc.contributor.referee2Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender algumas das relações que mantemos (enquanto indivíduos em sociedade) com os pedintes e, principalmente, a influência que a nossa postura e concepção exerce sobre esse indivíduo, através das falas dos mendigos e da sociedade que reproduz as ideias das classes hegemônicas. Iniciaram-se observações no campo relacionando-as com as concepções reproduzidas socialmente. Também foram analisados relatos orais, letras de músicas, periódicos e panfletos. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro trata especificamente da prática da mendicância e a concepção (do pedinte e da prática) de uma sociedade estigmatizadora que aponta o mendigo como o indivíduo desviante. O segundo capítulo aponta a relação entre Estado, instituições assistenciais e aparelho repressivo policial que coloca em prática as estratégias disciplinadoras de controle do espaço urbano e, principalmente, dos mendigos. O último capítulo dá voz aos mendigos e mergulha em suas histórias de vida, principalmente, no percurso que fizeram até caírem nas ruas. Também destaca os objetivos daqueles que estão voluntariamente realizando a assistência aos mendigos através do trabalho do “Chá” do Centro Espírita Fé e Esperança e Caridade, que segue os ensinamentos doutrinários do Espiritismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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