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dc.creatorAlves, Carla Roberta Rabelo-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:00:51Z-
dc.date.available2017-12-18T13:00:51Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationALVES, Carla Roberta Rabelo. Crítica às abordagens nas escolas do ensino médio e fundamental sobre as organizações negras no século XVIII em Minas Gerais: Chico Rei, uma alternativa para auxiliar o livro didático no ensino de História. 1998. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20006-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Reipt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleCrítica às abordagens nas escolas do ensino médio e fundamental sobre as organizações negras no século XVIII em Minas Gerais: Chico Rei, uma alternativa para auxiliar o livro didático no ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee2Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é mostrar a importância de se usar outras fontes históricas no lugar dos livros didáticos de História para a formação de alunos do ensino médio e fundamental. Para tanto aponta falhas dos livros didáticos em relação ao tema escravidão no século XVIII em Minas Gerais e apresenta o filme do Cinema Novo, Chico Rei, de Walter Lima Júnior como alternativa para o livro didático em sala de aula. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro analisa como alguns livros didáticos abordam o tema da escravidão apontando suas falhas e reforçando a necessidade do trabalho com outras fontes como o cinema. O segundo apresenta a bibliografia especializada sobre as Irmandades de Minas Gerais no século XVIII. O último capítulo analisa o filme Chico Rei como fonte complementar para a formação da consciência histórica de alunos da escola básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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