Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Carla Roberta Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:00:51Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:00:51Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Carla Roberta Rabelo. Crítica às abordagens nas escolas do ensino médio e fundamental sobre as organizações negras no século XVIII em Minas Gerais: Chico Rei, uma alternativa para auxiliar o livro didático no ensino de História. 1998. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20006 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Chico Rei | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Crítica às abordagens nas escolas do ensino médio e fundamental sobre as organizações negras no século XVIII em Minas Gerais: Chico Rei, uma alternativa para auxiliar o livro didático no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é mostrar a importância de se usar outras fontes históricas no lugar dos livros didáticos de História para a formação de alunos do ensino médio e fundamental. Para tanto aponta falhas dos livros didáticos em relação ao tema escravidão no século XVIII em Minas Gerais e apresenta o filme do Cinema Novo, Chico Rei, de Walter Lima Júnior como alternativa para o livro didático em sala de aula. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro analisa como alguns livros didáticos abordam o tema da escravidão apontando suas falhas e reforçando a necessidade do trabalho com outras fontes como o cinema. O segundo apresenta a bibliografia especializada sobre as Irmandades de Minas Gerais no século XVIII. O último capítulo analisa o filme Chico Rei como fonte complementar para a formação da consciência histórica de alunos da escola básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 81 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CríticaAbordagensEscolas.pdf | TCC | 9.56 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.