Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Júnior Antônio de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:00:26Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:00:26Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Júnior Antônio de. O retorno escolar: necessidade individual ou cobrança social. 1998. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20005 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Retorno escolar | pt_BR |
dc.subject | História Social | pt_BR |
dc.title | O retorno escolar: necessidade individual ou cobrança social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Fátima Conceição | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva elucidar questões sobre o retorno ao estudo do aluno que parou de estudar após algum tempo; perceber seu universo contrapondo-o com o universo social e analisar a contradições deste último. A preocupação inicial do trabalho é tentar responder por que alunos que abandonaram a escola retornam ao universo escolar anos depois. Também pretende-se fazer uma análise da percepção desse sujeito sobre a escola e sobre a disciplina de História cursada por ele. A metodologia empregada abrange a análise de questões levantadas durante entrevistas realizadas com os alunos cotejando-as com a bibliografia sobre a temática. O texto monográfico se divide em quatro capítulos: o primeiro se preocupa em contextualizar a sociedade da qual aquele aluno faz parte. O segundo capítulo apresenta o método de pesquisa utilizado no trabalho. As causas mais frequentes que ocasionaram o abandono da escola por parte dos alunos e os fatores que os impulsionaram a voltarem é o conteúdo abordado pelo terceiro capítulo. O último capítulo analisa as alterações ocorridas dentro da escola e na disciplina de História de acordo com as entrevistas dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 74 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RetornoEscolarNecessidade.pdf | TCC | 11.46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.