Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Júnior Antônio de-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:00:26Z-
dc.date.available2017-12-18T13:00:26Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationSOUZA, Júnior Antônio de. O retorno escolar: necessidade individual ou cobrança social. 1998. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20005-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectRetorno escolarpt_BR
dc.subjectHistória Socialpt_BR
dc.titleO retorno escolar: necessidade individual ou cobrança socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Fátima Conceição-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva elucidar questões sobre o retorno ao estudo do aluno que parou de estudar após algum tempo; perceber seu universo contrapondo-o com o universo social e analisar a contradições deste último. A preocupação inicial do trabalho é tentar responder por que alunos que abandonaram a escola retornam ao universo escolar anos depois. Também pretende-se fazer uma análise da percepção desse sujeito sobre a escola e sobre a disciplina de História cursada por ele. A metodologia empregada abrange a análise de questões levantadas durante entrevistas realizadas com os alunos cotejando-as com a bibliografia sobre a temática. O texto monográfico se divide em quatro capítulos: o primeiro se preocupa em contextualizar a sociedade da qual aquele aluno faz parte. O segundo capítulo apresenta o método de pesquisa utilizado no trabalho. As causas mais frequentes que ocasionaram o abandono da escola por parte dos alunos e os fatores que os impulsionaram a voltarem é o conteúdo abordado pelo terceiro capítulo. O último capítulo analisa as alterações ocorridas dentro da escola e na disciplina de História de acordo com as entrevistas dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RetornoEscolarNecessidade.pdfTCC11.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.