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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19886
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Chaves, Lucas Fernando Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T17:25:13Z | - |
dc.date.available | 2017-11-08T17:25:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Lucas Fernando Ribeiro. Análise Quasi-Dimensional da Combustão em Motores ICE Utilizando a Cinética Química das Reações. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19886 | - |
dc.description.abstract | This present work developed a deep study about combustion chemical delay in Otto cycle engines, fed with iso-octane.Such study has being made by computational simulations using an algorithm developed in Scilab programing language, which one has undergone especific modifications during the project, in order to adjust simulated data to the real motor vehicles characteristics.The quasi-dimensional combustion model was used in the source code development aiming to avoid typical mistakes of theoretical and non-dimensional models.To the chemical kinetic analysis of the problem, was made a link association between the numerical algorithm developed by Bertoldi (2007) and the group of chemical reactions from iso-octane combustion, proposed by Ming Jia and Mao-zaho (2006). The use of the mentioned models added to the intesive theoretical review, allowed this work achieving the goal of modeling a spark combustion engine, in order to establish the combustion chemical delay into that system and consequently, the ideal ignition advance angle. Such features were validated after comparison between power curves of three different vehicles, which there were no errors higher than 11%. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Ciclo Otto | pt_BR |
dc.subject | Combustão | pt_BR |
dc.subject | Curvas de potência | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | pt_BR |
dc.subject | Otto cycle | pt_BR |
dc.subject | Combustion | pt_BR |
dc.subject | Power curves | pt_BR |
dc.title | Análise quasi-dimensional da combustão em motores ICE utilizando a cinética química das reações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Arthur Heleno Pontes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3651290748241868 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guarato, Alexandre Zuquete | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8624015415156921 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Letícia Raquel de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5204887842334413 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8862444149404318 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolveu um estudo aprofundado sobre o atraso químico da combustão em motores do ciclo Otto, alimentados com iso-octano.Tal estudo foi realizado por meio de simulações computacionais utilizando algoritmo implementado em linguagem de programação Scilab, o qual sofreu modificações pontuais no decorrer do projeto, de modo a ajustar dados simulados às características reais de veículos automotores. O modelo quasi-dimensional da combustão foi utilizado no desenvolvimento do código fonte visando eliminar erros característicos dos modelos teóricos e zero-dimensional. Para a análise da cinética química do problema, foi feita uma associação entre o algoritmo numérico desenvolvido por Bertoldi (2007) e o conjunto de reações químicas provenientes da combustão do iso-octano, propostas pelos experimentalistas Ming Jia e Mao-zhao (2006). A utilização dos modelos mencionados somado a intensa revisão teórica, permitiu que este trabalho atingisse os objetivos de modelar um motor de combustão a centelha, de modo a estabelecer o atraso químico da combustão neste sistema e por consequência, o ângulo de avanço ideal de ignição no mesmo. Tais características foram validadas após comparação entre curvas de potência de três diferentes automóveis, das quais não houveram erros superiores a 11%. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 96352520 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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Análise Quasi-Dimensional da Combustão em Motores ICE.pdf | TCC | 4.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
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