Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19885
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação Ambiental: uma ação para conscientização de alunos de duas escolas da zona rural de Uberlândia-MGg sobre proteção e qualidade da água |
Autor(es): | Cabral, Andressa Costa e Silva |
Primeiro orientador: | Amaral, Fábio Augusto do |
Primeiro coorientador: | Canobre, Sheila Cristina |
Primeiro membro da banca: | Amorim, Efigenia |
Segundo membro da banca: | Marques, Deividi Marcio |
Terceiro membro da banca: | Amaral, Fábio Augusto do |
Resumo: | Educação Ambiental constitui em um instrumento essencial à transferência de tecnologias e à sustentabilidade. Este trabalho objetivou avaliar ações em Educação Ambiental junto a duas escolas do campo no município de Uberlândia-MG. A pesquisa ocorreu ao longo do ano de 2016, de acordo com a disponibilidade das mesmas. Aplicou-se um conjunto de abordagens metodológicas, a partir da temática “água”, que permitiu o processo de sensibilização simultâneo à coleta de dados. Tomaram-se como base as informações relatadas pelos responsáveis das escolas investigadas, adotando-se como ferramentas a aplicação de estratégias pedagógicas fundamentadas na pesquisa ação de caráter participante e o desenvolvimento de atividades didáticas como: (a) Colagem e pintura; (b) Montagem de murais; (c) Jogo de perguntas e respostas; (d) Slides informativos e; (e) Vídeos educativos. Ainda, como atividade complementar, foi desenvolvida uma cartilha educativa a respeito dos temas retratados, a fim de fornecer aos professores um material alternativo para fortalecer os conhecimentos assimilados durante as intervenções realizadas. As atividades abordaram os seguintes assuntos: usos e importância da água, contaminação e doenças de veiculação hídrica. A análise dos resultados revelou que as ações em Educação Ambiental permitiram a sensibilização de grande parte dos alunos, pois estas se mostraram bastante participativas e gostaram de realizar as atividades educativas em grupo. Além disso, observou-se que abordagens didáticas motivadoras são ferramentas essenciais na compreensão dos alunos acerca da problemática hídrica presente em grande parte do mundo e até mesmo no Brasil. Entretanto, estas abordagens devem ser trabalhadas continuamente em sala de aula pelos professores, com o intuito de garantir a eficácia da Educação Ambiental. |
Abstract: | The Environmental Education is an essential instrument to transfer both technology and sustainability. This work aimed to evaluate environmental education in two rural schools in the city of Uberlândia, state of Minas Gerais. The research participants took place throughout 2016, according to their availability. A set of methodological tests was applied, based on the "water" theme, which allowed the process of simultaneous sensitization on the data collection. Based on the information reported by the managers of the rural schools investigated, using the tools the application of pedagogical strategies substantiated on the action-research participatory and the development of didactic activities such as: (a) collage and painting; (b) murals constructions; (c) question and answer games; (d) Information slides and; (e) Educational videos. In addition, as an additional activity, an educational booklet developed regarding the themes presented, in order to provide teachers with an alternative material to strengthen the knowledge assimilated during the interventions. The activities addressed in their articles had as themes: uses and importance of water, contamination and diseases of the water. The analysis of the results revealed that the actions in Environmental Education allowed the sensitization of the majority the students, since the children were very participative and liked to carry out-group work. In addition, it was observed that motivational didactic approaches are essential tools in students' understanding of the water problem present in much of the world and even in Brazil. However, the teachers must continuously work these approaches in the classroom, in order to ensure the effectiveness of Environmental Education. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Environmental Education Escolas do campo Rural Schools Água Water Estratégias pedagógicas Pedagogical Strategies |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CABRAL, Andressa Costa e Silva. Educação ambiental: Uma ação para conscientização de alunos de duas escolas da zona rural de Uberlândia-MG sobre proteção e qualidade da água. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19885 |
Data de defesa: | 26-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andressa Costa e Silva Cabral - 11211EAB034 - Trabalho de Conclusão de Curso 2.pdf | TCC | 4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.