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dc.creatorDário, Alina Taís-
dc.date.accessioned2017-10-31T11:43:06Z-
dc.date.available2017-10-31T11:43:06Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationDARIO, Alina Taís. Poesia e história em Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam, de Cecília Meireles. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.396pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19837-
dc.description.abstractCecília Meireles left us a legacy of more than two thousands poems, innumerable chronics, essays and prose texts. Among them there is Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam, published in 1965, one year after the author's death, which still remains with little critical study. Crônica Trovada was written on the occasion of the fourth centenary of Rio de Janeiro’s city and tells his foundation story, mainly, trough the rereading of colonial texts and the literary tradition. In this sense, this work proposes to investigate the poetry structuring aspects of this work that consolidates the dialogues with the first literary manifestations of the nation that began. Therefore, it is questioned how Crônica Trovada poetry retells colonial texts and what aesthetic and historical issues this retelling raises. For this, three poems had been analyzed: "O lugar”, "Arariboia visita Governador Salema” and "Gesta de Men de Saa”, investigating the consolidation of dialogues with informative literature, through the resources inside the text, in view of Gérard Genette (2010) transtextuality perspective, of Antoine Compagnon theory citation (1996), and others texts that relativize the dialogues between poetry and historical or literary texts in modernity. The conclusions point out that cecilian poetry turns to colonial discourse reorganization where there is a destabilization of the Portuguese hero image who sometimes is silenced, sometimes is fragilized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoesia modernapt_BR
dc.subjectMeireles, Cecilia, 1901-1964pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectTextos coloniaispt_BR
dc.subjectModern poetrypt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectColonial textspt_BR
dc.titlePoesia e história em Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam, de Cecília Meirelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798426A9pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ricardo Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730893A5pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Joana Luiza Muylaert de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248244Y2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCecília Meireles deixou para nós um legado de mais de dois mil poemas, inúmeras crônicas, ensaios e textos em prosa. Entre eles, está Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam, publicada em 1965, um ano após o falecimento da autora, que permanece ainda com pouco estudo crítico. Crônica Trovada foi escrita por ocasião do quarto centenário da cidade do Rio de Janeiro e conta sua história de fundação, principalmente por meio da releitura de textos coloniais e da tradição literária. Nesse sentido, este trabalho se propõe a investigar os aspectos estruturantes da poesia dessa obra que consolidam os diálogos com as primeiras manifestações literárias da nação que se iniciava. Assim sendo, questiona-se como a poesia de Crônica Trovada relê os textos coloniais e quais questões estéticas e históricas essa releitura suscita. Para isso, analisaram-se três poemas: "O lugar”, "Arariboia visita Governador Salema” e "Gesta de Men de Saa”, investigando a consolidação dos diálogos com a literatura informativa, por intermédio dos recursos intratextuais, tendo em vista a perspectiva da transtextualidade de Gérard Genette (2010), da teoria de citação de Antoine Compagnon (1996) e de outros textos que relativizam os diálogos entre a poesia e os textos históricos ou literários na modernidade. As conclusões apontam para a problematização do gênero durante a composição da poesia ceciliana que reorganiza o discurso colonial propondo um processo de desestabilização da imagem do português, ora silenciado, ora fragilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.396pt_BR
dc.orcid.putcode81765772-
dc.crossref.doibatchid9393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0-
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