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dc.creatorAlmeida, Felipe Maraschine de-
dc.date.accessioned2017-10-09T14:37:39Z-
dc.date.available2017-10-09T14:37:39Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Felipe Maraschine de. Energias para compactação de solos destinados a estruturas de pavimentos asfálticos. 2017. 101 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19813-
dc.description.abstractCurrently, the most used pavement design method in the country was proposed by DNIT, which is based on the California bearing ratio (CBR). The method stablishes minimum values for CBR according to the pavement layer, and also stablishes standards for compactive efforts, granulometry and consistency limits of geotechnical materials in pavements. However, there are alternative compactive efforts – named Interstandard Proctor and Intermodified Proctor – which represent more options to meet the technical design specifications with lower costs. In this study, the alternative compactive efforts were tested and results were compared with standard ones. Two soil types were used for this matter, both are lateritic soils (IGNATIUS, 1991): ‘Campus Glória’ sample was classified as A-7-5 by the TRB, with 90% of fines and liquidity limit = 73%; and ‘Água Limpa’ Experimental Farm sample, which is a sandy soil with 30% of fines, liquidity limit = 31% and classified as A-2-4. When hypothetical pavement structures were designed with these soils and the alternative compactive efforts, potential cost reduction were verified. One of the options suggests cost reduction of R$ 13,575.00/km if the subgrade composed by ‘Água Limpa’ soil is compacted at Interstandard Proctor effort (CBR = 23%) instead of Standard Proctor (CBR = 12%). Another option, with the ‘Água Limpa’ soil as subbase layer, would lead to an approximate saving of R$ 336.00 per kilometer of road if Interstandard Proctor compactive effort (CBR = 23%) were used instead of Itermediate Proctor (CBR = 50%).pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompactação de solospt_BR
dc.subjectEnergias alternativaspt_BR
dc.subjectProctor Internormalpt_BR
dc.subjectProctor Intermodificadopt_BR
dc.subjectCBRpt_BR
dc.subjectMecânica dos solospt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectDNITpt_BR
dc.subjectSoil compactionpt_BR
dc.subjectAlternative effortspt_BR
dc.subjectInterstandard Proctorpt_BR
dc.subjectIntermodified Proctorpt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.titleEnergias para compactação de solos destinados a estruturas de pavimentos asfálticospt_BR
dc.title.alternativeCompactive efforts for soils in pavement structurespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Georgetti, Giovana Bizão-
dc.contributor.referee1Acerbi, Joaquim Mário Caleiro-
dc.contributor.referee2Leandro, Rodrigo Pires-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o método de dimensionamento de pavimentos mais usado no país é o proposto pelo DNIT, que tem como base o índice de suporte Califórnia (CBR). O método estabelece valores mínimos para este índice de acordo com a camada do pavimento, bem como estabelece padrões de energia de compactação, granulometria e limites de consistência para materiais geotécnicos constituintes do pavimento. No entanto, há alternativas de energias de compactação – Proctor Internormal e Proctor Intermodificado – que representam mais opções para atender aos limites técnicos de dimensionamento com menores custos. Neste estudo, as energias alternativas foram testadas e os resultados comparados com energias de compactação padronizadas. Para isso utilizaram-se dois tipos de solo com comportamento laterítico (IGNATIUS, 1991): amostra do Campus Glória com 90% de finos, limite de liquidez igual a 73%, classificada pelo TRB como A-7-5; e a segunda amostra da Fazenda Experimental Água Limpa, sendo um solo arenoso com 30% de finos, limite de liquidez igual a 31%, classificado como A-2-4 pelo TRB. Quando estruturas hipotéticas de pavimentos foram dimensionadas usando estes solos e as energias alternativas de compactação, constaram-se possibilidades de redução de custos. Em uma das propostas, obteve-se economia de R$ 13.575,00 por quilômetro de via para o caso de subleito com o solo Água Limpa compactado na energia do Proctor Internormal (CBR = 23%), ao invés do Proctor Normal (CBR = 12%). Em uma outra proposta, uma camada de sub-base com o solo Água Limpa compactado na energia do Proctor Internormal (CBR = 23%), gerou economia aproximada de R$ 336,00 por quilômetro de via construída em comparação à compactação no Proctor Intermediário (CBR = 50%).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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