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dc.creatorGomes, Emanuelle Garcia-
dc.date.accessioned2017-10-06T17:17:57Z-
dc.date.available2017-10-06T17:17:57Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.citationGOMES, Emanuelle Garcia. Fantasia e História: uma abordagem teórica em J. R. R. Tolkien. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.394pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19803-
dc.description.abstractThis dissertation intends to investigate fantasy literature as in fairy tales from the apparent impasse between rationality and the magic and poetic order. Would the fantasy narratives have something to say? Could the magical vision of texts not be restricted just to children readers? Why is this kind of narrative characterized by literary theory (as well as literary critics) as a minor literature? If they do not have much to say, why do they still remain known and constantly recreated, or studied and analyzed by other areas of knowledge, such as psychoanalysis? Imagination guides the production in the arts and, as a human act, proposes a denser and more consistent view. Therefore, the author and academic J. R. R. Tolkien is the source of this research. Thus, under the artistic creation view, the attempt is to formulate the contraposition between two great currents analysis of the effect provided by the plot that has its historical importance: the Platonic/Aristotelian tradition versus Kant and the romantics’ esthetic tradition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectTolkien, J. R. R. (John Ronald Reuel), 1892-1973 - História e críticapt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectFantasypt_BR
dc.titleFantasia e História: uma abordagem teórica em J. R. R. Tolkienpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sergio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1pt_BR
dc.contributor.referee2Hering, Fabio Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4602420A6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende investigar a literatura de fantasia como em contos de fadas a partir do aparente impasse entre a racionalidade e a ordem mágica e poética. Teriam as narrativas maravilhosas algo a dizer? A visão mágica dos textos pode deixar de ser restrita apenas às crianças? Por que razão esse tipo de narrativa é caracterizado pela teoria literária (bem como os críticos literários) como uma literatura menor? Se as mesmas não têm muito a dizer, por que permanecem conhecidas e constantemente recriadas, ou estudadas e analisadas por outras áreas do conhecimento, como a psicanálise? A imaginação norteia a produção nas artes e, como um ato humano, propõe um olhar mais denso e consistente. Com isso, a fonte dessa investigação é o autor e acadêmico J. R. R. Tolkien. Assim, sob o viés da criação artística, a tentativa é formular a contraposição entre duas grandes correntes de análise do efeito proporcionado pela trama que possui sua importância histórica: a tradição platônico/aristotélica versus a tradição estética de Kant e dos românticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.394pt_BR
dc.orcid.putcode81764832-
dc.crossref.doibatchid9393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0-
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