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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Freitas, Talitta Tatiane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T11:35:11Z | - |
dc.date.available | 2017-09-21T11:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-23 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Talitta Tatiane Martins. Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Dispoível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19742 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to study the theater group Dzi Croquettes (1972 to 1988), who in the 1970s brought to the scenes of Brazil and Europe a transgressive scenic proposal, putting in suspension the categorizations of gender and sexuality. Taking as a starting point the analysis of the documentary Dzi Croquettes (2009), by Tatiana Issa and Raphael Alvarez, the study proposed here seeks, firstly, to analyze the image constructed about the group after almost 40 years of the end of its activities, as well as the way in which the thesis created by the said directors becomes a parameter for telling the story of the Dzi. Once this is done, he turns to the process in order to first understand the way in which the Croquettes' spectacles have been elaborated: what are the aesthetic options, their themes and how they are materialized on the stage. Once this was done, it was observed how the scenic proposal can meet an expectation horizon existing in the early 1970s, which contributes greatly to the almost immediate success of its work. From the questions raised, it became possible to perceive how the reception of the spectacles delineated the places that, in fact, the trajectory of the Dzi Croquettes has been told in the last 40 years. Thus, understanding the theater as a historical phenomenon, one can perceive that the traces left directing the later writing on the scenarios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Teatro - Brasil - História | pt_BR |
dc.subject | Teatro brasileiro - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | História e teatro | pt_BR |
dc.subject | Dzi Croquettes | pt_BR |
dc.subject | Cineasta/Historiador | pt_BR |
dc.subject | Horizonte de expectativas | pt_BR |
dc.subject | Teatro/Fenômeno Histórico | pt_BR |
dc.subject | Legado | pt_BR |
dc.subject | Film-maker/ Historian | pt_BR |
dc.subject | Horizon of expectations | pt_BR |
dc.subject | Theater/ Historical phenomenon | pt_BR |
dc.subject | Legacy | pt_BR |
dc.title | Life a cabaret: a obra dos Dzi para além das lentes do cinema | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Thaís Leão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Folgosi, André Luiz Bertelli | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907984T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4140118J0 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa tese tem como objeto de estudo o grupo teatral Dzi Croquettes (1972 a 1988), que na década de 1970 levou aos palcos do Brasil e da Europa uma proposta cênica transgressora, colocando em suspensão as categorizações de gênero e sexualidade. Tendo como ponto de partida a análise do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, o estudo aqui proposto busca, primeiramente, analisar a imagem construída acerca do grupo após quase 40 anos do fim de suas atividades, bem como a maneira pela qual a tese urdida pelos referidos diretores se torna parâmetro para se contar a história dos Dzi. Feito isso, volta-se ao processo, a fim de perceber, primeiramente, a maneira como os espetáculos dos Croquettes foram elaborados: quais as opções estéticas, suas temáticas e de que forma elas são materializadas no palco. Feito isso, observou-se como a proposta cênica consegue ir ao encontro de um horizonte de expectativas existente no início dos anos 1970, o qual contribui de sobremaneira para o sucesso quase imediato dos seus trabalhos. A partir das questões levantadas, tornou-se possível perceber como a recepção dos espetáculos delineou os lugares que, efetivamente, a trajetória dos Dzi Croquettes foi contada nos últimos 40 anos. Assim, compreendendo o teatro como um fenômeno histórico, percebe-se que os vestígios deixados direcionam a posterior escrita sobre as encenações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 236 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.21 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81765240 | - |
dc.crossref.doibatchid | 58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9 | - |
Appears in Collections: | TESE - História |
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