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dc.creatorLeal, Inamara Gomes de Araújo-
dc.date.accessioned2017-09-11T13:22:32Z-
dc.date.available2017-09-11T13:22:32Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.citationLEAL, Inamara Gomes de Araújo. Indicadores de desempenho para gestão de pessoas em instituições federais de ensino. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.475pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19671-
dc.description.abstractThe Education, part of the fundamental rights guarded by the Constitution, is one of the public policies most required by the society which stands for the quality in the provision of these services by the Public Administration, desiring the educational system as a hole and, specially, in this research, the technique and technological education, provides, in fact, a quality education. The coverage of this reality settles foundations in the people that compose the structure capable to execute a planning as an inductor of the public policies of education. For this, it is necessary the elaboration and the adoption, in the institutional planning, of performance indicators focused on people management as an instrument to enable the monitoring, control and evaluation of the results obtained by the organizations. Know to evaluate and how to evaluate people inside the institutions of professional education is the setting in which the investigations is processed and, in front of this context, the present research is engaged to analyze and propose a validated model of people management indicators, based in the Institutional Development Planning (PDI) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triangulo Mineiro (IFTM), through the contrast of the managers visions of the area assigned in the Federal Institutes of Education (IFEs) belonging to the Federal System of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT). The investigation is characterized as a qualitative research with exploratory-descriptive character. For the data collection, beyond the documental analyses, it was used the Delphi politic method. It was found, at the end, not just the suitability of the people management indicators in use in IFTM, but, also, it was possible to realize, from the literature revision, the association of them with theoretically referred indicators, and present as product a proposal validated model of performance indicators specific for the people management area in federal institutions of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectIndicadores de Desempenhopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Administração de pessoalpt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensinopt_BR
dc.subjectMétodo Delphipt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectPerformance Indicatorspt_BR
dc.subjectFederal Institution of Educationpt_BR
dc.subjectDelphi Methodpt_BR
dc.titleIndicadores de desempenho para gestão de pessoas em instituições federais de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cezarino, Luciana Oranges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737844Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731958D6pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718139U1pt_BR
dc.contributor.referee3Caldana, Adriana Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791878U7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8151278J1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Educação, parte dos direitos fundamentais resguardados pela constituição, é uma das políticas públicas mais aspiradas pela sociedade que pugna pela qualidade na prestação desses serviços pela Administração Pública, desejando que o sistema educacional como um todo e, em especial, neste estudo, a educação profissional técnica e tecnológica, propicie, de fato, uma formação de qualidade. O alcance dessa realidade assenta bases nas pessoas que compõem a estrutura capaz de executar um planejamento como indutor de política pública de educação. Para isso, faz-se necessária a elaboração e a adoção, no planejamento institucional, de indicadores de desempenho voltados para gestão de pessoas enquanto instrumento facilitador do acompanhamento, controle e avaliação dos resultados obtidos pelas organizações. Saber o que avaliar e como avaliar as pessoas dentro de instituições de educação profissional é o cenário em que se processa a investigação e, diante deste contexto, o presente estudo dedica-se a analisar e propor um modelo validado de indicadores de gestão de pessoas, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da contraposição de visões dos gestores da área alocados em Instituições Federais de Ensino (IFEs) pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa de caráter exploratório- descritivo. Para a coleta de dados, além da análise documental, utilizou-se o método Delphi político. Constatou-se, ao final, não só a adequação dos indicadores de gestão de pessoas em uso no IFTM, como, também, foi possível realizar, a partir da revisão da literatura, a associação deles com indicadores teoricamente referenciados, e apresentar como produto uma proposta de modelo validado de indicadores de desempenho específicos para a área de gestão de pessoas das instituições federais de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration145pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.475pt_BR
dc.orcid.putcode81757435-
dc.crossref.doibatchid0d237edd-a739-4adb-a6bb-2a96485ebd4c-
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