Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVinhal, Ana Carolina Silva-
dc.date.accessioned2017-08-30T19:54:30Z-
dc.date.available2017-08-30T19:54:30Z-
dc.date.issued2015-05-25-
dc.identifier.citationVINHAL, Ana Carolina Silva. Entre abstração e figuração: uma reflexão sobre as danças de Cunningham e Pina Bausch. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19630-
dc.description.abstractThe objective of this research paper is to reflect upon the Merce Cunningham and Pina Bausch dance styles through an initial bibliographic study, focusing on the distinctions and crossings between abstraction and figuration. We can notice that the reflections about the differentiations and the encounters that happen between what could be perceived as an abstract dance and/or a figurative dance still are in the initial stage, but have a great value for understanding the existing possibilities of comprehension and elaboration of one´s own corporeality in composing a choreography. In this sense, through an initial bibliographic study, and paying special attention to the constructions of the body and movement, we will write reflections about the paths traced in the thresholds between abstract dance and figurative dance in both choreographers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectFiguraçãopt_BR
dc.subjectMerce Cunninghampt_BR
dc.subjectPina Bauschpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectAbstractionpt_BR
dc.subjectFigurationpt_BR
dc.subjectMerce Cunninghampt_BR
dc.subjectPina Bauschpt_BR
dc.titleEntre abstração e figuração: uma reflexão sobre as danças de Cunningham e Pina Bauschpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vivian Vieira Peçanha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071148381102652pt_BR
dc.contributor.referee1Molina, Alexandre José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400058869882123pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Carla Andrea Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa monográfica tem como objetivo refletir sobre as danças de Merce Cunningham e Pina Bausch a partir de um estudo bibliográfico inicial, tendo como foco as distinções e atravessamentos entre abstração e figuração. Percebemos que as reflexões sobre as diferenciações e os encontros que ocorrem entre o que seria entendido como uma dança abstrata e/ou uma dança figurativa ainda são bastante iniciais, porém possuem um grande valor para o entendimento das possibilidades existentes de compreensão e elaboração da própria corporeidade na construção coreográfica. Nesse sentido, através de um primeiro estudo bibliográfico, e dando atenção especial às construções de corpo e movimento, teceremos reflexões sobre os caminhos percorridos nos limiares entre a dança abstrata e a dança figurativa nos dois coreógrafos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreAbstracaoFiguracao.pdfTCC2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.