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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Espir, Raquel Tibery | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T11:16:03Z | - |
dc.date.available | 2017-08-21T11:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | ESPIR, Raquel Tibery. Henri Cartier-Bresson e as “Cicatrizes do Mundo”: uma poética da denúncia. 2004. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19547 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Denúncia | pt_BR |
dc.title | Henri Cartier-Bresson e as “Cicatrizes do Mundo”: uma poética da denúncia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Seixas, Jacy Alves de | - |
dc.contributor.referee1 | Carrijo, Gilson Goulart | - |
dc.contributor.referee2 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende apontar algumas considerações sobre a obra fotográfica de Henri Cartier-Bresson (1908) durante o período de reconstrução pós-segunda guerra mundial entre os anos de 1944 a 1955 na Europa. Através da análise das fotos selecionadas pretendo lançar o meu olhar sobre o olhar do fotógrafo e atribuir significados as suas vivências. As décadas entre meados do século XX marcaram o aparecimento de uma nova linguagem e expressão visual: o fotojornalismo. O surgimento da Leica, câmara reflex portátil 35 mm, nos anos trinta do século XX, possibilitou que o fotógrafo se movesse entre diferentes mundos, cultura e grupos sociais passando quase que “despercebido” entre essas pessoas, o que lhe permitia registrar de maneira mais livre tais vivências. Minha intenção é estabelecer diálogos com as fotos no sentido de interpretar não apenas o aparente, mas o que os registros fotográficos querem dizer. É também observar o enquadramento nos registros dos sujeitos sociais fotografados. “Descobrir” algumas respostas ou, ao menos, suscitar reflexões do porque, ao fotografar um aglomerado de pessoas, o destaque foi dado para apenas alguns e não para outros, ou somente a um foi concedido o destaque em detrimento dos demais presentes. As fotografias de Henri Cartier-Bresson não são meramente um registro para a posteridade, mas fundamentalmente uma forma bela de denunciar, por isso a poética da denúncia. Denunciar sobretudo, o cotidiano do pós-guerra. No primeiro capítulo foi feita uma biografia intelectual de Henri Cartier-Bresson ressaltando sua formação política e artística, sua produção não apenas na fotografia como também cinematografia, sua atuação e engajamento político durante sua trajetória de vida – que ainda não terminou. O fotógrafo nasceu em 1908, na França, e segue vivo até os dias em que escrevo estas linhas. Já no segundo capítulo é feita uma análise de quinze imagens do fotógrafo, todas elas compreendidas ou feitas entre os anos de 1944 e 1955 na Europa. Através de tais fotografias procuro perceber o imaginário que permeava os anos de reconstrução pós-guerra e o olhar do fotógrafo sobre tal período. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 82 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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File | Description | Size | Format | |
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HenriCartierBresson.pdf | TCC | 15.68 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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