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dc.creatorFelice, Igor Oliveira-
dc.date.accessioned2017-08-17T13:39:25Z-
dc.date.available2017-08-17T13:39:25Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.citationFELICE, I. O. Um estudo da influência da inclinação de pinos em uma união híbrida metal-compósito. 2017. 62 f. Projeto de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19503-
dc.description.abstractOne of the major challenges of aeronautics and aerospace industries is to optimize the relationship between weight and mechanical strength of structural components. In this sense, there is a great tendency to replace metallic elements by elements made of composite materials, considering that they have a lower density and demonstrate satisfactory mechanical resistance for specific applications. On the other hand, in some aeronautical sections, the use of metals is mandatory. With this, it is necessary the development of studies that seek to characterize and identify advances at the junctions between composites and metals. This study applied the concept of hybrid joints (mechanical and adhesive locking combination) to join surface treated steel sheets with fiberglass composite sheets, and allowed na evaluation the effect of locking pins inclination on mechanical behaviour. Through the CMT-PIN welding method, the pins were produced on the metal surface at three different inclinations and, subsequently, the glass fibers were deposited and laminated with the resin itself, serving as adhesive bonding and forming hybrid metal-composite joints after curing. Four test specimens from each inclination group were produced (in a total of twelve units) of which ten were tested and analyzed for: welding process, added mass, stiffness and strength. The results were compared with values presented in the literature for pins with no inclination. It was verified that there was no significant change of mass and and stiffness with the deposition of inclined pins on the samples. It has been observed that the benefit of pin inclination in hybrid joints is minor but it exists. It was noticed that pins inclined to 15o presented mechanical behavior superior to those inclined to25o and 35o. Possible reasons for not contributing to improve the mechanical performance of the hybrid joint with higher pin inclinations are presented.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJunta híbrida avançadapt_BR
dc.subjectUnião metal-compósitopt_BR
dc.subjectCMT PINpt_BR
dc.subjectInclinação dos pinospt_BR
dc.subjectResistência mecânicapt_BR
dc.titleUm estudo da influência da inclinação de pinos em uma união híbrida metal-compósitopt_BR
dc.title.alternativeA study on the influence of inclination of pins in composite-metal hybrid joiningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Ruham Pablo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871774879330255pt_BR
dc.contributor.referee1Saad, Núbia dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519992479236388pt_BR
dc.contributor.referee2Ponomarov, Vladmir-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7688081910270647pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios da indústra aeroespacial é otimizar a relação entre peso e resistência mecânica dos componentes estruturais. Nesse sentido, há uma grande tendência em substituir elementos metálicos por elementos fabricados em materiais compósitos, tendo em vista que apresentam menor densidade e demonstram resistência mecânica adequada para certas aplicações. Em contrapartida, em algumas seções aeronáuticas, o uso de metais é imprescindível. Com isso, é necessário o desenvolvimento de estudos que busquem caracterizar e identificar avanços na junção entre os compósitos e metais. Este estudo utilizou do conceito de juntas híbridas (combinação de travamento mecânico e adesivo) para unir chapas de aço superficialmente tratadas com chapas de material compósito fabricadas com fibras de vidro, e possibilitou a avaliação do efeito mecânico da inclinação dos pinos de travamento. Através do método de soldagem CMT-PIN, os pinos com cabeça abaulada foram produzidos sobre a estrutura metálica em três inclinações distintas e, posteriormente, as fibras de vidro foram depositadas e laminadas com a própria resina, servindo como colagem adesiva, formando juntas híbridas entre metal-compósito após a cura. Quatro corpos de prova de cada inclinação foram produzidos (somando doze unidades), dos quais dez foram testados e analisados com relação a: processo de soldagem, massa adicionada, rigidez e resistência. Foi efetuada comparação dos resultados com valores apresentados pela literatura para pinos sem inclinação. Constatou-se que não houve alteração significativa de massa e rigidez com a deposição de pinos inclinados nas placas ensaiadas. Observou-se que o benefício da inclinação dos pinos em juntas híbridas é pequeno, porém presente. Percebeu-se que pinos inclinados a 15o apresentam comportamento mecânico superior aos inclinados a 25o e 35o. Possíveis razões para a não contribuição para melhorar o desempenho mecânico da junta híbrida com maiores inclinações dos pinos são apresentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::MATERIAIS E PROCESSOS PARA ENGENHARIA AERONAUTICA E AEROESPACIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Aeronáutica

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