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dc.creatorGonçalves Machado, Roger Brenno-
dc.date.accessioned2017-08-17T13:07:10Z-
dc.date.available2017-08-17T13:07:10Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.citationGONÇALVES MACHADO, Roger Brenno. Análise de emissões de poluentes em motores de combustão interna utilizando diferentes misturas entre etanol e gasolina. 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19497-
dc.description.abstractThis study had the objective of evaluating the emission rates of pollutants in a flex engine of the Otto cycle, using 3 different types of fuels. The pollutants evaluated were of those of the limits stipulated by the legislation in force in the country, these being carbon monoxide and hydrocarbons, and the carbon dioxide index, which was responsible for the problems related to global warming. The study consisted in evaluating the emission levels of a Fiat automobile engine, model Fire Flex 1.0, found at the Federal University of Uberlandia with the use of a gas analyzer called PC-Multigas of the manufacturer Napro. The tests were performed by altering the engine rotation in high and low, using a 50% mixture between gasoline and ethanol, and their purest forms possible to be found in the Brazilian market as well. The CO level decreased when ethanol was added to the mixture, due to more complete burning of the fuel. However, the CO2 level increased due to more developed combustion. HC, on the other hand, increased when the mixture between ethanol and gasoline was analyzed, connected to the decrease in the temperature of the final combustion gases, important for the oxidation of much of the remaining material. From the study proposal, it was observed that the variable with the greatest influence in the tests was the one of rotation, suggesting that different levels of this one could be applied in future studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectRotaçãopt_BR
dc.subjectMonóxido de Carbonopt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectDióxido de Carbonopt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.subjectRotationpt_BR
dc.subjectCarbon Monoxidept_BR
dc.subjectHydrocarbonspt_BR
dc.subjectCarbon Dioxidept_BR
dc.titleAnálise de emissões de poluentes em motores de combustão interna usando diferentes misturas entre etanol e gasolinapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the pollutant emissions in a spark ignition engine powered by different ethanol-gasoline blendspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.contributor.referee2Venturi, Diego Nei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560328240856495pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a avaliação nos índices de emissão de poluentes em um motor flex do ciclo Otto, utilizando-se de 3 tipos diferentes de combustíveis. Os poluentes avaliados foram os de limites estipulados pela legislação vigente no país sendo estes o monóxido de carbono e o de hidrocarboneto, e também se avaliou o índice de dióxido de carbono, responsabilizado pelos problemas ligados ao aquecimento global. O trabalho consistiu em avaliar os níveis de emissão um motor da montadora Fiat, modelo Fire Flex 1.0, encontrado na Universidade Federal de Uberlândia com o uso de um analisador de gases denominado PC-Multigás da fabricante Napro. Os testes foram realizados alterando as rotações do motor em alta e baixa, utilizando uma mistura de 50% entre gasolina e etanol, bem como em suas formas mais puras possíveis encontradas no mercado brasileiro. O nível de CO diminuiu ao se acrescentar o etanol à mistura, isso devido a uma queima mais completa do combustível. Porém, o nível de CO2 aumentou devido à combustão mais desenvolvida. O índice de HC, por sua vez, aumentou quando se analisou a mistura entre etanol e gasolina, ligado à diminuição da temperatura dos gases finais da combustão, importante para a oxidação de boa parte do material remanescente. A partir da proposta do trabalho, observou-se que a variável de maior influência nos testes foi a de rotação, sugerindo que diferentes níveis desta pudessem ser aplicadas em trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::CONTROLE AMBIENTALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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