Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Silvana Aparecida Gonçalves da-
dc.date.accessioned2017-08-14T12:52:17Z-
dc.date.available2017-08-14T12:52:17Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationMOTA, Silvana Aparecida Gonçalves da. A feira ciência viva e os professores da educação básica. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.554pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19444-
dc.description.abstractScience Fairs are events that occur in schools and other spaces, where students present the results of works developed by them, with the support of teachers during the school year, propitiating exchanges of experiences among all participants and the dissemination of research results. In this scenario, this work aimed to understand the relationship between teachers of Basic Education and Ciência Viva Fair, a municipal and annual event that occurs in Uberlândia, Minas Gerais, since 1995, promoting the visibility of works developed by the students under the guidance of public and private school teachers from the city and region. The research data were constructed through interviews with teachers who participated in the 19th edition of the Fair, and the difficulties pointed out by participants about the institutional infrastructure were: 1) Lack of material resources; 2) Lack of support at school; 3) Lack of school structure; 4) Lack of time for work. Even in face of these difficulties, the results showed that there are educators committed to education and intend to innovate the pedagogical practice, contributing to the students training. Thus, enthusiasm, self-improvement and increasing in the self-esteem of students are important factors that motivate and foster them to participate in the meeting. Therefore, we recognize that these teachers contribute to the scientific education of students, instigating the constant learning and believing in the potential of each individual. As an educational product of this study, we developed a support material (tutorial) available on the website of Diversão com Ciência e Arte Museum (Dica), of Institute of Physics of Federal University of Uberlândia (Infis/UFU) and in the mobile application format. It was made in order to ease the specific necessities faced by the participating teachers of the Fair, such as the banner preparation, the project structuration and the logbook organization. It is worth mentioning that we believe in the pertinence and contribution of this instructional material, since it emerged from the results observed in the present investigation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectTrabalhos escolarespt_BR
dc.subjectFeira Ciência Vivapt_BR
dc.subjectFeiras de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectCiência Viva Fairpt_BR
dc.subjectScience fairspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.titleA feira ciência viva e os professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799701E7pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770291A5pt_BR
dc.contributor.referee2Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504209D9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4643626H4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs Feiras de Ciências são eventos realizados nas escolas e em outros espaços, onde os alunos apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos por eles, com o apoio dos professores durante o ano escolar, propiciando trocas de experiências entre os envolvidos e a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas. Nesse cenário, este trabalho buscou compreender as relações dos professores da Educação Básica com a Feira Ciência Viva, um evento municipal e anual que acontece em Uberlândia, Minas Gerais, desde 1995, promovendo a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob a orientação de docentes das escolas públicas e privadas da cidade e região. Os dados da pesquisa foram construídos por meio de entrevistas com professores que participaram da 19ª edição da Feira, e as dificuldades apontadas pelos participantes acerca da infraestrutura institucional foram: 1) Falta de recursos materiais; 2) Falta de apoio na escola; 3) Falta de estrutura na escola; 4) Falta de tempo para o trabalho. Mesmo diante dessas dificuldades, os resultados mostraram que há educadores comprometidos com a educação e que possuem o desejo de inovar sua prática pedagógica, contribuindo para a formação dos seus alunos. Assim, o entusiasmo, a superação e o aumento da autoestima dos discentes constituem fatores importantes que os impulsionam e os motivam a participar do referido encontro. Portanto, reconhecemos que esses professores contribuem para a educação científica dos alunos, instigando o constante aprendizado e acreditando no potencial de cada um. Como produto educacional deste estudo, elaboramos um material de apoio (tutorial) disponibilizado no site do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), e no formato de um aplicativo para celular. Isso foi feito com o objetivo de amenizar as necessidades específicas enfrentadas pelos professores ao participarem da Feira, como a elaboração do banner, a estruturação do projeto e a organização do diário de bordo. Vale ressaltar que acreditamos na pertinência e na contribuição desse material instrucional, uma vez que ele emergiu dos resultados observados na presente investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.554pt_BR
dc.orcid.putcode81767579-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FeiraCienciaViva.pdfDissertação3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.