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dc.creatorRamos, Geovanna de Lourdes Alves-
dc.date.accessioned2017-08-11T17:52:26Z-
dc.date.available2017-08-11T17:52:26Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationRAMOS, Geovanna de Lourdes Alves. Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19433-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleEstradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.referee1Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.contributor.referee2Calvo, Célia Rocha-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs em analisar as rodovias que cortam a região Oeste de Minas Gerais, dando ênfase na rodovia federal BR-050. Grandes empreendimentos foram incentivados na política de transportes e na indústria automobilística. A divulgação desses dados e a propaganda nessa direção é perceptível nos jornais locais da cidade de Uberlândia, ‘Correio de Uberlândia’ e ‘O Repórter’ como também a revista ‘Manchete’, e estas são as fontes que utilizei para o estudo. Analisamos o meio de Transporte Ferroviário na região e como a renda daí advinda pelo transporte de produtos, máquinas, matéria prima e pessoal, o Triângulo Mineiro foi sendo inserido no quadro da economia nacional. Neste contexto, o papel da ACIUB – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia no sentido de “viabilizar” a construção das rodovias na região. Dentre outras problemáticas, captamos o papel da elite política e econômica que por meio da imprensa introduziu a ideologia que esta região denominada ‘Sertão da Farinha Podre’ uma região de futuro. A região já vinha sendo ‘moldada’ para se tornar o denominado ‘ponto de passagem’ no contexto econômico nacional, ou seja, desde finais do século XIX, com a construção da Estrada de Ferro Mogiana em 1896. Vários conchaves políticos foram traçados para a implementação desta extensa rede viária que corta a região. No entanto, percebemos que uma vez sedimentada e interiorizada, a Ideologia processa-se no interesse da classe dominante, eliminando e negando os interesses dos outros grupos e classes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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