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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19433Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ramos, Geovanna de Lourdes Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-11T17:52:26Z | - |
| dc.date.available | 2017-08-11T17:52:26Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | - |
| dc.identifier.citation | RAMOS, Geovanna de Lourdes Alves. Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19433 | - |
| dc.description | Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estradas | pt_BR |
| dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
| dc.subject | Imprensa | pt_BR |
| dc.subject | Política | pt_BR |
| dc.title | Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Paula, Dilma Andrade de | - |
| dc.contributor.referee1 | Cardoso, Heloisa Helena Pacheco | - |
| dc.contributor.referee2 | Calvo, Célia Rocha | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa se propôs em analisar as rodovias que cortam a região Oeste de Minas Gerais, dando ênfase na rodovia federal BR-050. Grandes empreendimentos foram incentivados na política de transportes e na indústria automobilística. A divulgação desses dados e a propaganda nessa direção é perceptível nos jornais locais da cidade de Uberlândia, ‘Correio de Uberlândia’ e ‘O Repórter’ como também a revista ‘Manchete’, e estas são as fontes que utilizei para o estudo. Analisamos o meio de Transporte Ferroviário na região e como a renda daí advinda pelo transporte de produtos, máquinas, matéria prima e pessoal, o Triângulo Mineiro foi sendo inserido no quadro da economia nacional. Neste contexto, o papel da ACIUB – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia no sentido de “viabilizar” a construção das rodovias na região. Dentre outras problemáticas, captamos o papel da elite política e econômica que por meio da imprensa introduziu a ideologia que esta região denominada ‘Sertão da Farinha Podre’ uma região de futuro. A região já vinha sendo ‘moldada’ para se tornar o denominado ‘ponto de passagem’ no contexto econômico nacional, ou seja, desde finais do século XIX, com a construção da Estrada de Ferro Mogiana em 1896. Vários conchaves políticos foram traçados para a implementação desta extensa rede viária que corta a região. No entanto, percebemos que uma vez sedimentada e interiorizada, a Ideologia processa-se no interesse da classe dominante, eliminando e negando os interesses dos outros grupos e classes sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstradasRodagemVias.pdf | TCC | 675.24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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