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dc.creatorFranzoni, Pedro Albertinase-
dc.date.accessioned2017-08-08T19:36:35Z-
dc.date.available2017-08-08T19:36:35Z-
dc.date.issued2017-06-19-
dc.identifier.citationFRANZONI, P. A. Um estudo da influência da quantidade de pinos em união híbrida metal-compósito. 2017. 56 p. Projeto de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19410-
dc.description.abstractIn order to reduce the mass and therefore the fuel consumption, the aerospace industry have been implementing the use of composite materials in their airframes. However, there are few examples where the metals can be entirely replaced by composite materials. Therefore, when there are both materials (composite and metals) they must be joined to become one larger structure. In this line, hybrid advanced joining is one of several ways to achieve that and it is getting close attention over the past years. A more recent hybrid joining method is the combination of adhesive boding and small pin-like protuberances welded on the metal side by CMT-Pin process, that act holding the load on the composite side. Being recent, this hybrid joining method still demands further investigation and study. Therefore, the objective of this work is to study the influence of pin quantity in metal-composite hybrid joining. Samples with single lap joint configuration were fabricated with different amounts of pins by CMT-Pin welding and by manual lamination of fiber glass reinforced polymer and then tested under tensile/shear loading. The results showed that the samples containing intermediary quantity of pins had superior performance in terms of both strength and stiffness. However, a larger quantity of pins seems to avoid the proper adhesion between the composite and the surroundings of the pins, which drives to a performance similar to that of joints with no pins. As expected, the use of pins made by CMT-Pin welding does not increase the final mass of the components in a significant way, which reinforces the potential of this combined joining approach for lightweight structures typically found in the aerospace and other transport industries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnião híbrida avançadapt_BR
dc.subjectUnião metal-compósitopt_BR
dc.subjectCMT-Pinpt_BR
dc.subjectQuantidade de pinospt_BR
dc.subjectAdvanced hybrid joiningpt_BR
dc.subjectMetal-composite joiningpt_BR
dc.subjectCMT-Pinpt_BR
dc.subjectQuantity of pinspt_BR
dc.titleUm estudo da influência da quantidade de pinos em união híbrida metal-compósitopt_BR
dc.title.alternativeA study on the influence of pin quantity in metal-composite hybrid joiningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Ruham Pablo-
dc.contributor.referee1Saad, Núbia dos Santos-
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoVisando à redução de massa e, consequentemente, de consumo de combustível, a indústria aeronáutica e aeroespacial vêm implementando o uso de materiais compósitos em seus projetos. Entretanto, poucas são as aplicações onde estes podem substituir totalmente os materiais metálicos. Quando ambos estão presentes, estes dois materiais distintos necessitam ser unidos para que uma estrutura maior seja formada. Neste sentido, as chamadas uniões híbridas, combinação de mais de um tipo de união em uma mesma junta, vem ganhado destaque. Uma forma recente de união híbrida é a combinação da junção adesiva com pinos metálicos soldados pelo processo CMT-Pin no lado metálico que atuam como ancoradores de carga no lado compósito. Por ser um método recente, existe ainda muito o que investigar e entender. Assim, o objetivo principal deste trabalho é estudar a influência da quantidade de pinos em união híbrida metal-compósito. Corpos de prova com junta sobreposta e diferentes quantidades de pinos foram fabricados por soldagem CMT-Pin e por laminação manual de compósito de matriz polimérica reforçada com fibra de vidro e, em seguida, testados sob tração/cisalhamento. Verificou-se que a utilização de uma quantidade intermediária de pinos melhora o desempenho da junta metal-compósito em termos e carga suportada e rigidez. Entretanto, uma grande quantidade de pinos parece dificultar a correta adesão do compósito ao redor dos pinos, o que leva a desempenho similar ao de uma junta sem pinos. A utilização dos pinos soldados por CMT-Pin, como esperado, praticamente não eleva a massa resultante dos componentes, o que reforça a potencialidade deste método de união combinada para aplicação em estruturas leves que são típicas da indústria aeronáutica e de outros setores da indústria dos transportes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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