Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChing, Handel Carrera-
dc.date.accessioned2017-08-07T21:54:33Z-
dc.date.available2017-08-07T21:54:33Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCHING, Handel Carrera. A educação pela higiene: controle social, concepções de civilidade e cidadania. Uberabinha-MG na Primeira República. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19383-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectUberabinhapt_BR
dc.titleA educação pela higiene: controle social, concepções de civilidade e cidadania. Uberabinha-MG na Primeira Repúblicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee2Vieira, Flávio César Freitas-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a ampliação das discussões sobre as representações sobre os projetos de cidadania da então recém-criada República - dentre suas várias facetas, priorizamos a higiene e a educação. A República trouxe consigo os ideais liberais de liberdade, igualdade e fraternidade do cidadão, era preciso, então, alcançar todas as camadas da população e alfabetizá-las. Assim a educação e a higienização, representadas como base de uma sociedade civilizada, passam a ter um papel profético de fazer do Brasil um país respeitado e culto, através delas o Brasil caminharia nas sendas do progresso, dando um passo adiante na evolução da humanidade e, deixaria para trás as mazelas e atrasos, que eram entendidas como frutos do Regime Imperial. Buscava-se criar um espírito de povo no Brasil, nacionalista e cívico. A civilidade, portanto, era entendida como processo necessário para a constituição do povo brasileiro, logo, como consolidação da República. Esta pesquisa se faz necessária, pois aprofunda na discussão do ordenamento e racionalização do espaço urbano de Uberabinha, bem como as mudanças nas práticas culturais da população e como a educação foi usada para intervir nesse processo. Nossa metodologia foi a análise e interpretação dos documentos oficiais, como as Atas da Câmara municipal de Uberabinha, Código de Posturas e Relatórios de Inspeção, bem como os discursos travados pela imprensa uberabinhense, 1898 a 1920. Os cortes geográfico e cronológico são feitos para melhor análise, porém são propostos com o cuidado de não desvincular a história regional do contexto da História da Educação brasileira. Toda essa discussão sobre a organização e racionalização da urbe através da educação e da higienização também é encontrada no Legislativo de Uberabinha. As elites municipais confiavam nas instituições de ensino como o caminho para o progresso da cidade. Não por acaso, as primeiras leis do município de Uberabinha em 1892 são relacionadas à educação e esse esforço legislativo- educacional persiste até 1899, quando da última reforma do Regimento Escolar do município. Além dessas análises, as atas do legislativo e os artigos da imprensa local, permitem também que percebamos quais eram os discursos e embates travados pelas elites uberabinhenses durante a Primeira República brasileira. Esses choques de ideais eram lutas para colocar em prática projetos distintos para a sociedade brasileira, de um lado havia os oligarcas e do outro os industriais, conservadores e liberais que discutiam qual o melhor caminho a trilhar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoHigieneControle.pdfTCC9.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.