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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19383
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ching, Handel Carrera | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T21:54:33Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T21:54:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | CHING, Handel Carrera. A educação pela higiene: controle social, concepções de civilidade e cidadania. Uberabinha-MG na Primeira República. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19383 | - |
dc.description | Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Primeira República | pt_BR |
dc.subject | Uberabinha | pt_BR |
dc.title | A educação pela higiene: controle social, concepções de civilidade e cidadania. Uberabinha-MG na Primeira República | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Henrique de | - |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Flávio César Freitas | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo a ampliação das discussões sobre as representações sobre os projetos de cidadania da então recém-criada República - dentre suas várias facetas, priorizamos a higiene e a educação. A República trouxe consigo os ideais liberais de liberdade, igualdade e fraternidade do cidadão, era preciso, então, alcançar todas as camadas da população e alfabetizá-las. Assim a educação e a higienização, representadas como base de uma sociedade civilizada, passam a ter um papel profético de fazer do Brasil um país respeitado e culto, através delas o Brasil caminharia nas sendas do progresso, dando um passo adiante na evolução da humanidade e, deixaria para trás as mazelas e atrasos, que eram entendidas como frutos do Regime Imperial. Buscava-se criar um espírito de povo no Brasil, nacionalista e cívico. A civilidade, portanto, era entendida como processo necessário para a constituição do povo brasileiro, logo, como consolidação da República. Esta pesquisa se faz necessária, pois aprofunda na discussão do ordenamento e racionalização do espaço urbano de Uberabinha, bem como as mudanças nas práticas culturais da população e como a educação foi usada para intervir nesse processo. Nossa metodologia foi a análise e interpretação dos documentos oficiais, como as Atas da Câmara municipal de Uberabinha, Código de Posturas e Relatórios de Inspeção, bem como os discursos travados pela imprensa uberabinhense, 1898 a 1920. Os cortes geográfico e cronológico são feitos para melhor análise, porém são propostos com o cuidado de não desvincular a história regional do contexto da História da Educação brasileira. Toda essa discussão sobre a organização e racionalização da urbe através da educação e da higienização também é encontrada no Legislativo de Uberabinha. As elites municipais confiavam nas instituições de ensino como o caminho para o progresso da cidade. Não por acaso, as primeiras leis do município de Uberabinha em 1892 são relacionadas à educação e esse esforço legislativo- educacional persiste até 1899, quando da última reforma do Regimento Escolar do município. Além dessas análises, as atas do legislativo e os artigos da imprensa local, permitem também que percebamos quais eram os discursos e embates travados pelas elites uberabinhenses durante a Primeira República brasileira. Esses choques de ideais eram lutas para colocar em prática projetos distintos para a sociedade brasileira, de um lado havia os oligarcas e do outro os industriais, conservadores e liberais que discutiam qual o melhor caminho a trilhar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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