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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19364Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Christiano Rangel dos | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-07T20:10:56Z | - |
| dc.date.available | 2017-08-07T20:10:56Z | - |
| dc.date.issued | 2007 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Christiano Rangel dos. Nas brechas da indústria fonográfica: o fenômeno da pirataria de discos. 2007. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19364 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Música Popular | pt_BR |
| dc.subject | Pirataria | pt_BR |
| dc.subject | Indústria fonográfica | pt_BR |
| dc.title | Nas brechas da indústria fonográfica: o fenômeno da pirataria de discos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bessa, Karla Adriana Martins | - |
| dc.contributor.referee1 | Alem, João Marcos | - |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Getúlio | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a expansão da pirataria de discos, no âmbito da indústria fonográfica brasileira, considerando aspectos que envolvem a produção, a divulgação e o consumo. Nos últimos anos, a pirataria de discos cresceu vertiginosamente, atingindo patamares de vendagens que superam o das gravadoras, levando a indústria fonográfica nacional a uma de suas maiores crises. A popularização do compact disc (CD), associada à forma como a indústria dita oficial passou a atuar a partir dos anos 1990, contribuiu para a intensificação da pirataria fonográfica a níveis jamais alcançados na história da música industrializada no país. A adoção do CD pelo mercado pirata ocasionou num salto qualitativo e quantitativo em relação às fitas cassetes, as quais eram até então o suporte fonográfico usado para a realização de cópias piratas. As unidades musicais piratas tornaram-se cada dia mais presentes em diversos espaços sociais como feiras, calçadas, camelódromos, postos de gasolina, rodoviárias, entre outros. As interpretações mais comuns sobre a pirataria de discos veiculadas pela mídia apontam os preços altos praticados pelas gravadoras e a condescendência do governo como os principais fatores que levaram a tal situação. Foi por acreditar que se trata de um processo mais complexo que procurei investigar a pirataria de discos, considerando outros aspectos inerentes à forma como atuam as companhias fonográficas – que vão além da questão do preço –, e as transformações socioculturais que se manifestam no período estudado. Com recorte temporal, situado entre 1994 aos dias atuais, iniciando com o ano em que surgem os primeiros CDs piratas de artistas nacionais, estendendo a investigação ao momento atual, marcado pela crise no setor fonográfico tradicional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 99 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BrechasIndustriaFonografica.pdf | TCC | 570.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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