Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeal, Eliane Alves-
dc.date.accessioned2017-08-07T19:59:25Z-
dc.date.available2017-08-07T19:59:25Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationLEAL, Eliane Alves. Dom Juan (1665, Molière): olhares sobre o riso na França neoclássica. 2007. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19357-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMolièrept_BR
dc.subjectDom Juanpt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFrança (século XVII)pt_BR
dc.titleDom Juan (1665, Molière): olhares sobre o riso na França neoclássicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Caldas, Pedro Spinola Pereira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo principal analisar o texto teatral Dom Juan, escrito e encenado, em 1665, em Paris. Considerada, por diversos autores, como obra-prima de Molière, tornou-se imprescindível recuperar sua escritura dentro do processo histórico do pensamento artístico de seu criador, bem como, do processo histórico estético da França no século XVII, com vistas a compreender as opções e recuos de Molière, durante a escritura da peça. Nesse sentido, o comediógrafo foi pensado enquanto sujeito, uma vez que seu tempo é repensado à luz de seu pensamento, transubstanciado no conceito de Comédia – enquanto crítica aos costumes – e demonstrado no espetáculo Dom Juan. Por isso mesmo, outras peças são elencadas, de forma esporádica, com o intuito claro de compreender as nuanças do texto teatral selecionado. Além disso, um olhar detido sobre as personagens dessa peça demonstrou sua pluralidade de características, seus conflitos e sensações diante de um tema caro a Molière, a hipocrisia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DomJuanMoliere.pdfTCC1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.