Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Caroline Mendes-
dc.date.accessioned2017-08-04T17:21:29Z-
dc.date.available2017-08-04T17:21:29Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Caroline Mendes. Teoria da Atribuição: um estudo da atribuição da causalidade do desempenho acadêmico de alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19326-
dc.descriptionPossui versão em CDpt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the attributional causes that students in the 3rd period in the discipline of Law and Commercial Accounting of the Accounting Sciences course of a Federal University of the State of Minas Gerais, associate their academic performance. For that, a quantitative and qualitative type of research was used; as for the technical procedures, the research was done through a survey, where it was applied a questionnaire and 51 answers were obtained. First, data were collected and analyzed separately according to the composite elements in the studied theory, in which it was looked for analyze if the association of the students to the attributional factors of its result interferes in themselves academic performance. The results showed that students tend to associate their academic performance with more predominance to internal causes (70%) such as effort, dedication and capacity, while only 30% associated with external causes such as previous performance, family environment and humor. Therefore, it is inferred that this research contributed as much to the educational institutions that they came to know better to which causes the students attribute their academic performance, as well as the students themselves to know the causes of its success or academic failure.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da Atribuiçãopt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectTheory of attributionpt_BR
dc.subjectCausalitypt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.titleTeoria da Atribuição: um estudo da atribuição da causalidade do desempenho acadêmico de alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama, Mônica Aparecida Ferreira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar a que causas atribucionais os alunos do 3º período na disciplina de Legislação e Contabilidade Comercial do curso de Ciências Contábeis, de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais, associam o seu desempenho acadêmico. Para isso, utilizou-se de pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento ou survey, com a aplicação de questionário a 51 respondentes. Primeiramente, os dados foram coletados e analisados separadamente, conforme os elementos compostos na teoria estudada, buscando-se analisar se a associação dos alunos aos fatores atribucionais de seu resultado interfere no desempenho acadêmico dos mesmos. Os resultados encontrados mostraram que os alunos tendem a associar seu desempenho acadêmico, com mais predominância, às causas internas, (70%) como esforço, dedicação e capacidade, enquanto somente 30% associaram a causas externas, como desempenho anterior, ambiente familiar e humor. Assim, infere-se que esta pesquisa contribuiu tanto para as instituições educacionais que passarão a conhecer melhor a quais causas os alunos atribuem o seu desempenho acadêmico, quanto para os próprios alunos conhecerem as causas do seu sucesso ou fracasso acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeoriaAtribuicao.pdfTCC772.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.