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dc.creatorRibeiro, Tatiane-
dc.date.accessioned2017-08-04T13:33:07Z-
dc.date.available2017-08-04T13:33:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRibeiro, Tatiane. IFRS 16: impacto no setor aéreo. 2017. 23 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19309-
dc.description.abstractThe new international standard IFRS 16, published in the year 2016, presents some changes regarding accounting and disclosure in operating leasing operations. Proposing that companies bring most leases to the balance sheet, both financial and operating, recognizing new assets and liabilities, independent of the transfer or not they risks and controls of the assets, but observing other criteria addressed in the standard. Using documental research and a qualitative approach, and in a deductive way, this work aims to demonstrate the possible impact on the equity structure after adoption of IFRS 16, in the companies of the airline sector listed on BM & FBovespa. As of January 1, 2019, the new standard must be adopted, but there is still no accounting pronouncement in the Brazilian standards corresponding to such standard, so companies are still required to follow CPC 06 (R1). When conducting the analysis of the financial statements and explanatory notes of the airlines, it is concluded that they companies in the air sector will face an impact by the number of operating contracts, especially the company Gol, which presents a larger volume of contracts. If the norm were in force, it would lead to an increase in leads to an increase in assets and indebtedness, and it would appear at first that the company is richer in assets or heavily indebted for the increase in liabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArrendamento mercantilpt_BR
dc.subjectCPC 06 (R1)pt_BR
dc.subjectIFRS 16pt_BR
dc.subjectLeasingpt_BR
dc.titleIFRS 16: impacto no setor aéreopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama, Mônica Aparecida Ferreira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA nova norma internacional IFRS 16, publicada no ano de 2016, apresenta algumas mudanças quanto à contabilização e evidenciação nas operações de arrendamento mercantil operacional, propondo que as companhias tragam a maioria dos arrendamentos ao balanço, tanto os financeiros, como os operacionais, reconhecendo novos ativos e passivos, independentemente da transferência ou não dos riscos e controles dos bens, mas observando outros critérios abordados na norma. Utilizando-se de pesquisa documental e uma abordagem qualitativa e de forma descritiva, este trabalho tem por objetivo demonstrar o possível impacto na estrutura patrimonial, após adoção da IFRS 16, nas empresas do setor aéreo listadas na BM&FBovespa. A partir de 1º de janeiro de 2019, a nova norma deve ser adotada obrigatoriamente, mas ainda não existe um pronunciamento contábil nas normas brasileiras correspondente a tal norma. Sendo assim, as companhias ainda estão obrigadas a seguir o CPC 06 (R1). Ao realizar a análise das demonstrações contábeis e notas explicativas das companhias aéreas, conclui-se que as empresas do setor aéreo enfrentarão um impacto em virtude da quantidade de contratos operacionais, principalmente, a companhia Gol, que apresenta maior volume de contratos. Caso a norma estivesse em vigor, haveria um aumento de ativo e de endividamento, podendo parecer, a princípio, que a companhia está mais rica em bens de ativos ou muito endividada pelo aumento do passivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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