Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Rafael Augusto Estevan Ferreira-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:06:42Z-
dc.date.available2017-07-26T14:06:42Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.citationARAUJO, Rafael Augusto Estevan Ferreira. Variáveis socioeconômicas e desempenho acadêmico. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19250-
dc.description.abstractSeveral studies, like Corbucci (2007) and Glewwe et al. (2011), have looked at the variables that affect the students’ academic performance and point out that there are many variables, related to the institution, to the teachers or to the student himself. This way, this study had as objective to verify if factors like: family income, paid activity, parents level of education, form of entrance to the University and the second-degree graduation (public or private) explain the performance of students of Accounting Sciences in the ENADE (2012). For this research was selected a sample of 44.370 students of Accounting Sciences who underwent ENADE (2012). At first, a descriptive analysis of the profile of these students was carried out to outline their main characteristics. Regression was then used, via bootstrap, to determine the degree of relationship between the studied variables and the academic performance of students of the Accounting Sciences course in the ENADE (2012). The results pointed out that the significant variables that can help to trace trends in relation to academic performance were: family income, mother’s level of education and the way of joining the University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectRegressãopt_BR
dc.subjectAnálise Descritivapt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectAccounting sciencespt_BR
dc.subjectRegressionpt_BR
dc.subjectDescriptive analysispt_BR
dc.titleVariáveis socioeconômicas e desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gama, Mônica Aparecida Ferreira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiversos estudos, como de Corbucci (2007) e Glewwe et al. (2011), têm se debruçado a pesquisar sobre as variáveis que afetam o desempenho acadêmico dos alunos, sejam elas relacionadas a Instituição, aos docentes e ao próprio discente. Neste sentido, este estudo teve por objetivo verificar se os fatores renda familiar, atividade remunerada, nível de escolaridade dos pais, forma de ingresso à Universidade e a formação do 2º grau (pública ou privada) explicam o desempenho dos alunos de Ciências Contábeis no ENADE (2012). Para realização dessa pesquisa foi utilizada uma amostra de 44.370 alunos que realizaram o ENADE (2012). Primeiramente realizou-se uma análise descritiva do perfil destes alunos para traçar suas principais características, e em seguida foi utilizado a Regressão, via bootstrap, para determinar o grau de relação entre as variáveis estudadas e o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis que realizaram o ENADE (2012). Os resultados apontaram que as variáveis significativas que podem auxiliar a traçar tendências em relação ao desempenho acadêmico foram: renda familiar, nível de escolaridade da mãe e a forma de ingresso à Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VariaveisSocioeconomicasDesempenho716.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.