Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Monique Adriele da-
dc.date.accessioned2017-07-25T13:42:32Z-
dc.date.available2017-07-25T13:42:32Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Monique Adriele da. História e memória das professoras no Grupo Escolar Brasil: Uberaba 1960 -1971. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.175pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19239-
dc.description.abstractThis study is a qualitative research in education, which aimed to investigate the teachers’ practices in Grupo Escolar Brasil (Brazil Scholar Group), in Uberaba, from 1960 to 1971. The guiding questions were: what were the practices and methods developed in the classroom in Grupo Escolar Brasil? How were these practices and methods developed? What were the role and place of the Primary Education Program of Minas Gerais State to be part of the Scholar Groups of Minas Gerais in the teachers’ syllabi? The methodology chosen was the Thematic Oral History, because it made possible to recover the teachers’ experiences in the classroom in the manner they taught Native Language, Moral, Civility and Hygiene, and also the ways they assessed the students. Therefore, we interviewed five participants of the group: two teachers who worked with the third grade, and one with the fourth grade, who later became a principal in the same group; we also interviewed two former students, whose primary education was all taken in Grupo Escolar Brasil. The documentary references used in this study served to complement the narratives, once the documents emerged from the narratives. During the study we understood that the Grupo Escolar Brasil was respected in Uberaba’s society, because it was the very first scholar group in the city, being active for 107 years now. We discovered, through the narratives, that the teachers’ syllabi were made guided by the group’s principal and the Primary Elemental Education Program. Throughout the research, we discovered a guide made by the teacher Hermantina Riccioppo for the areas of Geography and Natural Sciences, which also brought themes related to civility, moral and hygiene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Uberaba (MG) - História - 1960 - 1971pt_BR
dc.subjectProfessoras - Uberaba (MG) - 1960 -1971pt_BR
dc.subjectGrupo Escolar de Uberaba - História - 1960 -1971pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPrograma de ensinopt_BR
dc.subjectManuaispt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCourse syllabuspt_BR
dc.subjectGuidespt_BR
dc.titleHistória e memória das professoras no Grupo Escolar Brasil: Uberaba 1960 -1971pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sônia Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767934E3pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Vilmar José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3pt_BR
dc.contributor.referee2Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911Z9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4359898Y1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo está inserido no campo da pesquisa qualitativa em educação, o qual visou investigar as práticas das professoras no Grupo Escolar Brasil, em Uberaba, no período de 1960 a 1971. As questões que nortearam as pesquisa foram: quais eram as práticas e os métodos desenvolvidos em sala de aula no Grupo Escolar Brasil? E como as práticas e métodos eram desenvolvidos? Qual o papel e o lugar do Programa de Ensino Primário do Estado de Minas Gerais para ser dos Grupos Escolares de Minas Gerais nos planejamentos das professoras? A metodologia escolhida foi a História Oral Temática, pois através dela foi possível retomar as experiências e vivências das professoras em sala de aula nos modos de ensinar Língua Pátria, Moral, Civismo e Higiene, além das formas de avaliar os alunos. Assim, realizamos cinco entrevistas. Dos cinco entrevistados, duas atuaram como professoras da terceira série, e uma atuou como professora da quarta série e depois tornou-se diretora desse mesmo grupo. Entrevistamos também dois ex-alunos que fizeram todo o ensino primário no Grupo Escolar Brasil. As fontes documentais utilizadas neste estudo tiveram a função de complementar as narrativas, pois foi a partir das narrativas que as fontes foram selecionadas. Durante o estudo compreendemos que o Grupo Escolar Brasil mantinha um respeito na sociedade uberabense, pois foi o primeiro grupo escolar criado na cidade e hoje em dia está com 107 anos. Descobrimos, por meio das narrativas, que o planejamento das professoras era feito com a orientação da diretora e do Programa de Ensino Primário Elementar. Ao longo, da pesquisa descobrimos um manual criado pela professora Hermantina Riccioppo para as áreas de Geografia e Ciências naturais, o qual trazia também temas relacionados ao civismo, moral e higiene.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration195pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.175pt_BR
dc.orcid.putcode81753267-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaMemoriaProfessoras.pdfDissertação18.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.