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dc.creatorCouto, Daniela Honorato-
dc.date.accessioned2017-07-17T18:56:01Z-
dc.date.available2017-07-17T18:56:01Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCOUTO, Daniela Honorato. Cinema: sociabilidade e lazer das classes populares em Uberlândia - 1909/1937. 2006. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19155-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.titleCinema: sociabilidade e lazer das classes populares em Uberlândia - 1909/1937pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Golovaty, Ricardo Vidal-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Getúlio-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo analisar a sociabilidade das classes populares de Uberlândia no período de 1909 quando foi inaugurado o primeiro cinema da cidade, até 1937 com a inauguração do maior cinema desde aquela época. O que estudamos foi o comportamento das classes sociais dentro e fora dos cinemas para entendermos como se estabelecia as relações sociais na cidade. Desenvolvemos a pesquisa abordando alguns temas como Indústria Cultural que para o período estudado não tinha um significado tão forte quanto nos dias atuais, mas que não deixava de estar presente dentro dos cinemas. Para isso trabalhamos com autores como Adorno que trata mais sobre o valor da mercadoria (a fetichização), e Walter Benjamim que considerava o cinema como o exemplo máximo da obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Abordamos a sociabilidade das classes populares buscando juntamente com Thompson a definição de classe popular para entendermos como a sociedade uberlandense se dividia; já que a imprensa local se referia a Uberlândia como sendo uma cidade desenvolvida e “chic”, cujos moradores sabiam apreciar o conforto e tranquilidade oferecidos. Percebemos que a cidade não era um modelo ideário civilizador como as elites da época queriam passar, daí a necessidade de analisarmos os “conflitos” e a “interação” dessas classes, que apenas queriam dividir os mesmos espaços de lazer na cidade, correspondentes as praças que serviam para os passeios antes e após as sessões de filmes, os carnavais que algumas vezes foram realizados dentro dos cinemas e o nosso objeto de estudo a própria sala de exibição cinematográfica: o cinema. Dessa forma conseguimos adentrar no universo da sociedade e analisamos como estava dividida e como se comportava em seus momentos de lazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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