Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoutinho, Télio Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-07-17T17:40:54Z-
dc.date.available2017-07-17T17:40:54Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Télio Ribeiro. Adolescência: o prazer em crescer: Educação sexual e suas possibilidades no ensino de História. 2006. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19147-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleAdolescência: o prazer em crescer: Educação sexual e suas possibilidades no ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeanne-
dc.contributor.referee1Pelegrini, Rosa Maria-
dc.contributor.referee2Freitas, Sheille Soares de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a questão da sexualidade. Faço um estudo referente a educação sexual na escola, especificamente com alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª séries). A escola escolhida para trabalhar meu tema foi a ESEBA (Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia). A educação sexual torna-se um veículo de repressão quando inculca determinados valores e normas morais, reforçando a ideia de que a única função válida do sexo é a reprodução, e o que escapa a essa função é pecaminoso. A orientação sexual pode ajudar no desabrochar da personalidade sexual dos jovens, ajudá-los a viver sua sexualidade de forma sadia, sem culpa ou vergonha. Como nas escolas a educação sexual fica frequentemente atribuída aos professores de biologia, pode-se ocorrer que muitas vezes fique limitada às informações biológicas da vida sexual, omitindo assim seus aspectos psicológicos. Para ser educador sexual não precisa ser necessariamente um especialista que detenha conhecimentos científicos extensos e aprofundados sobre a sexualidade. Mas também, saber ouvir, facilitar a expressão das dúvidas do educando, criar condições para que suas demandas reais possam ser explicitadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdolescenciaPrazerCrescer.pdfTCC330.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.