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dc.creatorFerreira, Marcelo Marques-
dc.date.accessioned2017-07-17T14:14:57Z-
dc.date.available2017-07-17T14:14:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcelo Marques. Entre modernismos: a diferenciação do modernismo paulista e carioca representado nas obras de Di Cavalcanti. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19141-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectBoemiapt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.titleEntre modernismos: a diferenciação do modernismo paulista e carioca representado nas obras de Di Cavalcantipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.referee1Brito, Diogo de Souza-
dc.contributor.referee2Silva, Roberta Paula Gomes-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco mostrar a diferenciação do movimento modernista ocorrido nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através das obras Cinco Moças de Guaratinguetá e Samba 1925, do artista Emiliano Di Cavalcanti. Partindo da ideia da historiadora Mônica Pimenta Velloso, onde a mesma nos chama atenção para que o movimento modernista não é unívoco, ou seja exclusivo e inventado na cidade de São Paulo. Embora a semana de 1922 tenha ocorrido na capital paulista, é possível identificarmos que em outras regiões também estavam sendo produzidas obras pautadas no antiacademicismo. Para refletir sobre esta questão, as análises foram feitas a partir da Geração de 1870 da Escola de Recife, passando pelo grupo de intelectuais paulistas e do grupo dos intelectuais boêmios cariocas. O processo de modernidade que trouxe um novo ritmo de vida para as pessoas, surgindo novos espaços urbanos, novas relações, etc. A escolha de Di Cavalcanti para retratar esse período, foi por se tratar de uma artista que viveu nas duas cidades em questão. Convivendo tanto no grupo dos intelectuais paulistas como no grupo dos intelectuais boêmios cariocas, Di Cavalcanti representa de forma irônica porém charmosa a questão da identidade nacional e do que é ser brasileiro naquele momento. Foram utilizadas várias fontes bibliográficas como apoio para as reflexões feitas ao longo desta pesquisa, muitas destas adquiridas a partir de pesquisas na rede mundial de computadores e na Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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