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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Marcelo Marques | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-17T14:14:57Z | - |
dc.date.available | 2017-07-17T14:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Marcelo Marques. Entre modernismos: a diferenciação do modernismo paulista e carioca representado nas obras de Di Cavalcanti. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19141 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Boemia | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.title | Entre modernismos: a diferenciação do modernismo paulista e carioca representado nas obras de Di Cavalcanti | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lehmkuhl, Luciene | - |
dc.contributor.referee1 | Brito, Diogo de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Roberta Paula Gomes | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como foco mostrar a diferenciação do movimento modernista ocorrido nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através das obras Cinco Moças de Guaratinguetá e Samba 1925, do artista Emiliano Di Cavalcanti. Partindo da ideia da historiadora Mônica Pimenta Velloso, onde a mesma nos chama atenção para que o movimento modernista não é unívoco, ou seja exclusivo e inventado na cidade de São Paulo. Embora a semana de 1922 tenha ocorrido na capital paulista, é possível identificarmos que em outras regiões também estavam sendo produzidas obras pautadas no antiacademicismo. Para refletir sobre esta questão, as análises foram feitas a partir da Geração de 1870 da Escola de Recife, passando pelo grupo de intelectuais paulistas e do grupo dos intelectuais boêmios cariocas. O processo de modernidade que trouxe um novo ritmo de vida para as pessoas, surgindo novos espaços urbanos, novas relações, etc. A escolha de Di Cavalcanti para retratar esse período, foi por se tratar de uma artista que viveu nas duas cidades em questão. Convivendo tanto no grupo dos intelectuais paulistas como no grupo dos intelectuais boêmios cariocas, Di Cavalcanti representa de forma irônica porém charmosa a questão da identidade nacional e do que é ser brasileiro naquele momento. Foram utilizadas várias fontes bibliográficas como apoio para as reflexões feitas ao longo desta pesquisa, muitas destas adquiridas a partir de pesquisas na rede mundial de computadores e na Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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ModernismosDiferenciacaoModernismo.pdf | TCC | 8.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
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