Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Francalanci Filho, Rubens | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T11:40:46Z | - |
dc.date.available | 2017-07-10T11:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FRANCALANCI FILHO, Rubens. A luta continua: artistas e a resistência ao regime militar no Brasil (1964-1985). 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19078 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ideologia de segurança nacional | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.title | A luta continua: artistas e a resistência ao regime militar no Brasil (1964-1985) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Nádia Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Maria Abadia | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura mostrar a resistência dos artistas de esquerda à ditadura instaurada no país com o golpe de 64. A intenção é demonstrar que pessoas, no caso específico, artistas, sujeitos ativos e integrantes do processo histórico, optaram através das armas que tinham, ou seja, através das manifestações artísticas de que participavam, contestar, protestar contra o regime militar, bem como esclarecer á população sobre o que estava acontecendo no país. Considerando isto, busco no primeiro momento discutir a ideologia de segurança nacional, abordando como foi instituída, que influências sofreu, sua fundamentação e como foi aplicada no Brasil. Posteriormente, tendo em vista a existência de uma rígida censura, parte integrante do mecanismo de segurança nacional, destaco a resistência das manifestações artísticas, como o teatro (Teatro Oficina e Teatro Arena); cinema (Cinema Novo); música ( Canções de Protesto e Tropicalismo), enfatizando o papel de cada um deles na luta contra o regime militar. E para finalizar, apresento a bibliografia de Chico Buarque, e analiso trechos de suas músicas que foram de grande importância na luta contra a ditadura no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LutaArtistasResistencia.pdf | TCC | 10.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.