Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Jeovandir Campos do-
dc.date.accessioned2017-06-22T18:12:05Z-
dc.date.available2017-06-22T18:12:05Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.identifier.citationPRADO, Jeovandir Campos do. Prática social docente: para além das primeiras aproximações da pedagogia histórico-crítica. 2017. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.77.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18965-
dc.description.abstractThis thesis aims to promote a discussion about the (social and pedagogical) teaching practice required in Historical-Critical Pedagogy and its relation with the method of Marxian analysis. It is also intended to problematize a teaching action, at the same time, coherent with the Marxist aspirations and the pedagogical theory of Dermeval Saviani, considering that a pedagogical theory based on historical and dialectical materialism presupposes embedded a specific form of treatment of multiple Social phenomena. In this direction, we first sought to analyze the foundations and the theoretical-methodological basis of Historical-Critical Pedagogy, its connection with Marxist theory and, in it, the role of social practice within. Next, the social practice category in Marxism was explored in order to understand Saviani's meaning of this important category in his pedagogical method. Finally, in the light of these referrals, emphasis was placed on the specificity of social practice in seeking to emphasize a teaching action better identified with Savinian theory and also with Marxist thought, that is, from a historical-critical perspective. The methodological path chosen included bibliographical research, documentary analysis and literature analysis linked to the theme, however, without giving up the dialectical treatment that allows understanding the movement of reality in its organicity and complexity. It was concluded at last that the Historical-Critical Pedagogy, as a pedagogical instrument of struggle, brings in its essence, lucidity and combativity that are fundamental for a safe awareness of the educational praxis within the capitalist school. But this possibility is conditioned to a "conscious unity" between theory (Marxism, education and pedagogy) and practice (teaching action based on the objectives of the theory) without which it will be difficult to achieve.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectSocialismo e educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectPrática Socialpt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectMétodo marxianopt_BR
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogypt_BR
dc.subjectSocial Practicept_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectMarxian methodpt_BR
dc.titlePrática social docente: para além das primeiras aproximações da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Bosco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798667P6pt_BR
dc.contributor.referee1Raimann, Ari-
dc.contributor.referee1LattesAn Raimannpt_BR
dc.contributor.referee2Correa, João Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798669U2pt_BR
dc.contributor.referee3Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7pt_BR
dc.contributor.referee4Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790275H8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201665P5pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo de investigação promover uma discussão sobre a prática (social e pedagógica) docente requerida na Pedagogia Histórico-Crítica e a relação desta com o método de análise marxiano. Visa, ainda, problematizar uma ação docente coerente, ao mesmo tempo, com as aspirações marxistas e com a teoria pedagógica de Dermeval Saviani, tendo em vista, que uma teoria pedagógica assentada no materialismo histórico e dialético pressupõe embutida uma forma específica de tratamento dos múltiplos fenômenos sociais. Nessa direção, primeiramente, buscou-se analisar os fundamentos e a base teórico-metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, sua ligação com a teoria marxista e, nela, o papel da prática social no seu interior. Em seguida, esmiuçou-se a categoria prática social no marxismo para poder compreender o sentido dado por Saviani desta importante categoria no seu método pedagógico. Por fim, à luz desses encaminhamentos, insistiu-se sobre a especificidade da prática social ao procurar enfatizar uma ação docente melhor identificada com a teoria saviniana e também com o pensamento marxista, ou seja, sob a perspectiva histórico-crítica. O percurso metodológico escolhido incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de literatura ligada ao tema, no entanto, sem abrir mão do tratamento dialético que permite compreender o movimento da realidade na sua organicidade e complexidade. Concluiu-se ao final, que a Pedagogia Histórico-Crítica, como instrumento pedagógico de luta, traz na sua essência, lucidez e combatividade que são fundamentais para uma tomada de consciência segura da práxis educativa no âmbito da escola capitalista. Mas essa possibilidade está condicionada a uma “unidade consciente” entre teoria (marxismo, educação e pedagogia) e prática (ação docente fundamentada nos objetivos da teoria) sem a qual terá dificuldade de realizar-se.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration160pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.77-
dc.orcid.putcode81754132-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticaSocialDocente.pdfTese8.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.