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dc.creatorBarbosa, Maria Rita de Jesus-
dc.date.accessioned2017-05-26T12:38:44Z-
dc.date.available2017-05-26T12:38:44Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Rita de Jesus. As tramas do racismo à brasileira: o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas instituições escolares de Itapagipe/MG (2003-2006). 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.289pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18766-
dc.description.abstractThe research presented addresses racism from the analysis of application, or not, of Law No. 10.639 / 03, and as a research field two public elementary schools in the city of Itapagipe / MG. Law 10.639 / 2003, as amended by law No. 11,645 / 2008, but without losing its essential nature, is the mandatory teaching of African history and African. During the research it was read and consulted several bibliographical sources aimed to understand and analyze the historically discourse built around the marginalization of black and Afro-descendant population, as well as the continuity of racism, observed in everyday relationships within schools. The qualitative methodology was the basis of this research, with the support of quantitative and qualitative data received from empirical observation in schools, not only as a researcher, but as an effective teacher of these institutions, the application of questionnaires to teachers and students, the discursive analysis responses obtained in interviews with teachers, principals, secretaries of schools, residents of Itapagipe, social worker and the municipal secretary of education among other documentary sources. The discussions were informed by authors such as Kabengele Munanga, Dagoberto da Fonseca, Lilia Schwarcz. Through dialogue with the various aforementioned sources it was possible to demonstrate the maintenance of racism in schools, in the words of the secretaries to describe racism as inherent to blacks themselves and ignorance and disbelief from educators regarding Law 10.639 / 03, as order the construction and strengthening the African-Brazilian identity, from the recognition of the legacy of history and Afro-Brazilian and African culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectHistória Brasilpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLei n.º 11.645/08pt_BR
dc.subjectItapagipept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLaw No. 11.645 / 08pt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleAs tramas do racismo à brasileira: o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas instituições escolares de Itapagipe/MG (2003-2006)/pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768909H6pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794557J0pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Luiz Carlos do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774600Z6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498265Z8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada aborda o racismo a partir da análise do processo de implementação, da Lei n.º 10.639/03, tendo como campo de pesquisa duas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade de Itapagipe/MG. A Lei n.º 10.639/2003, posteriormente alterada pela Lei n.º 11.645/2008, sem perder sua essencialidade, mas para incluir os povos indígenas brasileiros, tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Durante a realização da pesquisa foram lidas e consultadas diversas fontes bibliográficas como o objetivo de se compreender e analisar historicamente os discursos construídos em torno da marginalização do negro e da população afrodescendente, assim como a continuidade do racismo, observado nas relações cotidianas dentro das escolas. A metodologia qualitativa foi a base desta pesquisa, com o amparo de dados quantitativos e qualitativos auferidos da observação empírica dentro das escolas, não apenas como pesquisadora, mas como professora efetiva destas instituições, a aplicação de questionários aos professores e alunos, a interpretação analítica das respostas obtidas em entrevistas com professores, diretores, secretárias das escolas, moradores da cidade de Itapagipe, assistente social e o secretário municipal de educação entre outras fontes documentais. As discussões bibliográficas foram embasadas em autores como Kabengele Munanga, Dagoberto da Fonseca, Lilia Schwarcz. Através do diálogo com as variadas fontes supracitadas foi possível evidenciar a manutenção do racismo no âmbito escolar, nas falas das secretárias ao descrever o racismo como inerente aos próprios negros e o desconhecimento e descrédito por parte dos educadores referente à Lei n.º 10.639/03, que tem como intuito a construção e o fortalecimento da identidade afro-brasileira e de práticas antirracistas, a partir do reconhecimento do legado da história e cultura Afro-brasileira e Africana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration198pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.289pt_BR
dc.orcid.putcode81764335-
dc.crossref.doibatchiddae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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