Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mager, Juliana Muylaert | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T12:23:54Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T12:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MAGER, Juliana Muylaert. Jogo(s) de cena: documentário, historiografia e representação. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18703 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.title | Jogo(s) de cena: documentário, historiografia e representação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lehmkuhl, Luciene | - |
dc.contributor.referee1 | Spini, Ana Paula | - |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta monografia buscou-se analisar as relações entre documentário e história. Tendo como hipótese a ideia de que é possível abordar categorias teórico-metodológicas pertinentes à historiografia a partir do documentário, foi adotado como objeto o filme Jogo de cena do diretor brasileiro Eduardo Coutinho. A escolha deste documentário foi realizada pela discussão nele presente a respeito da verdade e do questionamento do gênero documental como espelho da realidade. Colocando lado a lado depoimentos de personagens e atrizes – conhecidas e desconhecidas –, Coutinho rompe com a metáfora do espelho, gesto observado em seus outros filmes, mas aqui radicalizado. Jogo de cena (2007) amplia a discussão sobre a representação, discutindo a noção de verdade e as relações entre documentário e ficção. Dessa maneira, divisões rígidas entre os gêneros perdem sua validade, em favor de uma posição que privilegia as sutilezas e faz dessas tênues e fraturadas fronteiras o potencial criador do artista. Considerando a relação entre este documentário e reflexões no âmbito da historiografia, especialmente da História Cultural, foram eleitas determinadas questões teórico-metodológicas enfrentadas pelas duas áreas. Assim, o trabalho está centrado em torno dos conceitos de representação, narrativa, documento e testemunho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosCenaDocumentário.pdf | TCC | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.