Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18703
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMager, Juliana Muylaert-
dc.date.accessioned2017-05-19T12:23:54Z-
dc.date.available2017-05-19T12:23:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMAGER, Juliana Muylaert. Jogo(s) de cena: documentário, historiografia e representação. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18703-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.titleJogo(s) de cena: documentário, historiografia e representaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee2Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesta monografia buscou-se analisar as relações entre documentário e história. Tendo como hipótese a ideia de que é possível abordar categorias teórico-metodológicas pertinentes à historiografia a partir do documentário, foi adotado como objeto o filme Jogo de cena do diretor brasileiro Eduardo Coutinho. A escolha deste documentário foi realizada pela discussão nele presente a respeito da verdade e do questionamento do gênero documental como espelho da realidade. Colocando lado a lado depoimentos de personagens e atrizes – conhecidas e desconhecidas –, Coutinho rompe com a metáfora do espelho, gesto observado em seus outros filmes, mas aqui radicalizado. Jogo de cena (2007) amplia a discussão sobre a representação, discutindo a noção de verdade e as relações entre documentário e ficção. Dessa maneira, divisões rígidas entre os gêneros perdem sua validade, em favor de uma posição que privilegia as sutilezas e faz dessas tênues e fraturadas fronteiras o potencial criador do artista. Considerando a relação entre este documentário e reflexões no âmbito da historiografia, especialmente da História Cultural, foram eleitas determinadas questões teórico-metodológicas enfrentadas pelas duas áreas. Assim, o trabalho está centrado em torno dos conceitos de representação, narrativa, documento e testemunho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosCenaDocumentário.pdfTCC1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.