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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18702
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rodrigues, Leonardo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T12:22:19Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T12:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Leonardo dos Santos. Educação pública: concepções e projetos. Uberlândia (1950-1970). 2010. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18702 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Imprensa | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | 1950-1970 | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.title | Educação pública: concepções e projetos. Uberlândia (1950-1970) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender como a questão da educação, principalmente a educação pública, foi concebida e conduzida pelos poderes públicos em Uberlândia, entre os anos de 1950 e 1970, e como a imprensa local se posicionou diante disso. As principais fontes da administração municipal utilizadas foram os processos da Câmara de Vereadores, incluindo os projetos de lei, os pareceres das comissões de vereadores, as modificações em alguns casos, e a redação final das leis. Sobre a imprensa, foram analisadas sobretudo edições do jornal “Correio de Uberlândia” e da revista “Uberlândia Ilustrada”. Algumas pesquisas com temáticas semelhantes foram significativas, sobretudo para a seleção e localização de documentos. A História Social foi a principal orientação teórica deste trabalho; conseqüentemente, a educação foi pensada enquanto prática marcada pelas relações sociais da sociedade capitalista. Na maioria dos documentos é possível perceber que o Estado se responsabilizava minimamente pela educação pública, havia grande incentivo às escolas particulares, muitas instituições privadas ou filantrópicas assumiam responsabilidades do Estado, e a Educação como um todo estava apoiada nos valores do capitalismo. Por causa disso, haviam instituições e objetivos educacionais considerados próprios para cada camada social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 133 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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File | Description | Size | Format | |
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EducaçãoPúblicaConcepções.pdf | TCC | 4.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
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