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dc.creatorRodrigues, Leonardo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-05-19T12:22:19Z-
dc.date.available2017-05-19T12:22:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leonardo dos Santos. Educação pública: concepções e projetos. Uberlândia (1950-1970). 2010. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18702-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subject1950-1970pt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.titleEducação pública: concepções e projetos. Uberlândia (1950-1970)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender como a questão da educação, principalmente a educação pública, foi concebida e conduzida pelos poderes públicos em Uberlândia, entre os anos de 1950 e 1970, e como a imprensa local se posicionou diante disso. As principais fontes da administração municipal utilizadas foram os processos da Câmara de Vereadores, incluindo os projetos de lei, os pareceres das comissões de vereadores, as modificações em alguns casos, e a redação final das leis. Sobre a imprensa, foram analisadas sobretudo edições do jornal “Correio de Uberlândia” e da revista “Uberlândia Ilustrada”. Algumas pesquisas com temáticas semelhantes foram significativas, sobretudo para a seleção e localização de documentos. A História Social foi a principal orientação teórica deste trabalho; conseqüentemente, a educação foi pensada enquanto prática marcada pelas relações sociais da sociedade capitalista. Na maioria dos documentos é possível perceber que o Estado se responsabilizava minimamente pela educação pública, havia grande incentivo às escolas particulares, muitas instituições privadas ou filantrópicas assumiam responsabilidades do Estado, e a Educação como um todo estava apoiada nos valores do capitalismo. Por causa disso, haviam instituições e objetivos educacionais considerados próprios para cada camada social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration133pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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