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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18679
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Melo, Daniel Caldeira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T11:55:49Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18T11:55:49Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Daniel Caldeira de. Representações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa). 2010. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18679 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Álbuns Comemorativos | pt_BR |
dc.subject | Representação Gráfica | pt_BR |
dc.subject | Estado Novo | pt_BR |
dc.title | Representações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1 | Lehmkuhl, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Spini, Ana Paula | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Na presente monografia, busquei analisar duas publicações brasileiras que apresentam/representam o país em exposições internacionais durante o Estado Novo. A primeira peça gráfica é o Álbum do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, em 1939. Essa se configura como um catálogo de produtos naturais brasileiros com grande potencial industrial e econômico: seja no campo agrícola, mineral e artístico. Nessa publicação, o Estado Novo assume um discurso menos ditatorial e intervencionista para divulgar a imagem de um país moderno e democrático. A segunda peça é o Álbum do Pavilhão do Brasil nas Comemorações Centenárias Portuguesas: a Exposição do Mundo Português, em Lisboa 1940. Nessa publicação, há a exposição do Brasil como herdeiro de um vínculo histórico com Portugal, sem deixar de ressaltar a capacidade da jovem nação de se constituir como civilização, urbanizada e moderna. A representação gráfica brasileira em Lisboa mostrou-se mais tradicional, alinhada ao interesse europeu/burguês. Para a análise dessas publicações recori a um leque de bibliografia, que transitou entre três áreas: a História, a Psicologia e as Artes Gráficas. Depois de aplicar essa metodologia que denominei de olhar interno e externo e avaliar a função de cada publicação segundo as Artes Gráficas, foi possível identificar a multiplicidade de discursos que conviviam dentro dos projetos políticos culturais do Governo do Presidente Getúlio Vargas, como é discutido na historiografia atual que pesquisa o regime estadonovista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 103 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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RepresentaçõesGráficasBrasil.pdf | TCC | 19.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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