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dc.creatorMelo, Daniel Caldeira de-
dc.date.accessioned2017-05-18T11:55:49Z-
dc.date.available2017-05-18T11:55:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMELO, Daniel Caldeira de. Representações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa). 2010. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18679-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlbuns Comemorativospt_BR
dc.subjectRepresentação Gráficapt_BR
dc.subjectEstado Novopt_BR
dc.titleRepresentações gráficas do Brasil sob o Estado Novo: os álbuns comemorativos de 1939 (Nova York) e 1941 (Lisboa)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro-
dc.contributor.referee1Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.referee2Spini, Ana Paula-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa presente monografia, busquei analisar duas publicações brasileiras que apresentam/representam o país em exposições internacionais durante o Estado Novo. A primeira peça gráfica é o Álbum do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, em 1939. Essa se configura como um catálogo de produtos naturais brasileiros com grande potencial industrial e econômico: seja no campo agrícola, mineral e artístico. Nessa publicação, o Estado Novo assume um discurso menos ditatorial e intervencionista para divulgar a imagem de um país moderno e democrático. A segunda peça é o Álbum do Pavilhão do Brasil nas Comemorações Centenárias Portuguesas: a Exposição do Mundo Português, em Lisboa 1940. Nessa publicação, há a exposição do Brasil como herdeiro de um vínculo histórico com Portugal, sem deixar de ressaltar a capacidade da jovem nação de se constituir como civilização, urbanizada e moderna. A representação gráfica brasileira em Lisboa mostrou-se mais tradicional, alinhada ao interesse europeu/burguês. Para a análise dessas publicações recori a um leque de bibliografia, que transitou entre três áreas: a História, a Psicologia e as Artes Gráficas. Depois de aplicar essa metodologia que denominei de olhar interno e externo e avaliar a função de cada publicação segundo as Artes Gráficas, foi possível identificar a multiplicidade de discursos que conviviam dentro dos projetos políticos culturais do Governo do Presidente Getúlio Vargas, como é discutido na historiografia atual que pesquisa o regime estadonovista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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