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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSaramago, Rogélia Mundim-
dc.date.accessioned2017-05-16T11:27:35Z-
dc.date.available2017-05-16T11:27:35Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationSARAMAGO, Rogélia Mundim. Poesia concreta em Dora Ferreira da Silva. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.531pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18638-
dc.description.abstractAbstract: Dora Ferreira da Silva, winner of several significant awards in the literary world, has a unique and peculiar style. Through her verses, one can immerse himself in both sacred and profane worlds. Known for her intimate poetry of metaphysical reverberations, influenced by the inwardness of Rainer Maria Rilke and Jung’s ideas of archetype, unconscious and symbol, Dora writes her poems with such subtlety and emphasis on the primordial, elementary beauty with impeccable language. Her lyricism is permeated by the images and universal symbolisms of myths, which are part of daily life and religiosity, while it evokes images in the collective unconscious, awakening to the ancestry of man. However, Dora Ferreira da Silva manages to deal with these themes in a style which is apparently opposite to the lyric subjectivity of her poetry – Concretism. In this aspect, the proposal of this Master’s dissertation consists in analyzing Dora's poetry focusing on two corpura – “Lunimago” and “Elementária” –, both from her first opus, An-danças, which was published in 1970. In this set of poems, the experimentation carried out by the poet in the paths proposed by the Concrete Poetry is analyzed and evidenced, within the context of Brazilian Modernism. The fundamentals of the theoretical contribution of myth criticism, as well as the theoretical assumptions of critics and scholars of poetry and concretism are used. At this stage in the poet’s work her style is emphasized in the use of mythical images allied to verbal, sonorous and visual forms, characteristic of concretism, which represents the central theme of this dissertation and draws attention to it since it is still unknown and rarely mentioned.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectPoesia Concretapt_BR
dc.subjectDora Ferreira da Silvapt_BR
dc.subjectAn-danças, Imagináriopt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectConcrete Poetrypt_BR
dc.subjectAn-dançaspt_BR
dc.subjectImaginariumpt_BR
dc.subjectMythologypt_BR
dc.titlePoesia Concreta em Dora Ferreira da Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766011E1pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo, Goiandira de Fátima Ortiz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768494H1pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768407D6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440761D2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDora Ferreira da Silva, ganhadora de prêmios significativos no universo das letras, possui uma forma peculiar e única no seu estilo. Através de seus versos mergulha-se em um dado momento no mundo profano e em outro no sagrado. Conhecida por sua poesia intimista, de reverberações metafísicas, de influências do intimismo de Rainer Maria Rilke e pelas ideias junquianas de arquétipo, inconsciente e símbolo, Dora tece seus poemas com muita sutileza e ressalta a beleza primordial e elementar em uma linguagem impecável. Seu lirismo é permeado das imagens e símbolos universais dos mitos, os quais fazem parte do cotidiano e da religiosidade, ao mesmo tempo em que evocam imagens no inconsciente coletivo, despertando para a ancestralidade do homem. Contudo, Dora Ferreira da Silva consegue tratar desses temas em um estilo que aparentemente é contrário à subjetividade lírica de sua poesia, o Concretismo. Sob este aspecto, a proposta desta Dissertação de Mestrado consiste em analisar a poesia de Dora, tendo como foco dois blocos de poemas: “Lunimago” e “Elementária”, presentes em seu primeiro livro de poemas, An-danças, publicado em 1970. Neste conjunto de poemas é analisada e evidenciada a experimentação realizada pela poeta, nos caminhos propostos pela Poesia Concreta, dentro do contexto do Modernismo Brasileiro. São utilizados os fundamentos do aporte teórico da mito crítica, bem como os pressupostos teóricos de críticos e estudiosos da poesia e do Concretismo. É ressaltado, nesta fase do trabalho da poeta, seu estilo no uso das imagens míticas, aliadas às formas verbais, sonoras e visuais, características próprias do concretismo, e destacada esta vertente em seu fazer poético, que representa o tema central desta dissertação e chama a atenção porque ainda é desconhecida e raramente mencionada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration119pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.531pt_BR
dc.orcid.putcode81765769-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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