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dc.creatorBrandão, João Lucas França Franco-
dc.date.accessioned2017-05-10T18:34:53Z-
dc.date.available2017-05-10T18:34:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRANDÃO, João Lucas França Franco. 80’s So White: o cinema incendiário de Spike Lee em Faça a coisa certa (1989). 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18586-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectCinema negropt_BR
dc.subjectSpike Leept_BR
dc.subjectCultura e política nos Estados Unidospt_BR
dc.title80’s So White: o cinema incendiário de Spike Lee em Faça a coisa certa (1989)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee2Lopes, Lara-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPartindo da análise do filme “Faça a coisa certa”, dirigido por Spike Lee, em 1989, o intuito deste trabalho de conclusão de curso se torna a verificar os contextos de uma década de 1980 em que o cinema engajado produzido por africano-americanos estava em baixa no circuito comercial dos Estados Unidos. Naquele momento, se procurássemos por filmes, nas salas de cinema, que estrelavam atores negros, ou que eram dirigidos por tais, provavelmente encontraríamos narrativas que apelavam para os estereótipos ou enfatizavam discursos racistas de um tempo em que Martin Luther King ou Malcolm X ainda lutavam pelo fim da segregação. Tal cenário começa a mudar com ascensão de um jovem cineasta negro, Spike Lee, que ainda fazendo parte do cenário independente, começa a chamar a atenção dos grandes estúdios. Esses, cedendo às pressões de grupos militantes e dos novos estudos multiculturalistas, começam finalmente a perceber que há público para um cinema negro engajado e que esse, se feito com qualidade, poderia gerar bons lucros. Entre disputas, inseguranças, e um contexto político de caráter totalmente conservador, a resistência cinematográfica por parte dos africano-americanos pode até ter demorado acontecer, mas veio com forças, inspirando o surgimento de um novo movimento no cinema estadunidense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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