Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18584
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Tadeu Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T18:31:31Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T18:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tadeu Pereira dos. À luz do Moleque Bastião - Grande Otelo: "arranhando" Uberabinha - 1915-1930. 2005. 175 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18584 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Grande Otelo | pt_BR |
dc.title | À luz do Moleque Bastião - Grande Otelo: "arranhando" Uberabinha - 1915-1930 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dângelo, Newton | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Antônio de | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Maria Clara Tomaz | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho científico ancorado em alguns aspectos da Micro história, tem como o intuito através de Sebastião Prata - Grande Otelo - fazer uma abordagem de como era sociedade uberabinhense (Uberlândia), no período correspondente aos anos de 1915 a 1930, pois trata-se do momento que ele nasceu até sua ida para São Paulo. Também buscamos compreender quais foram os lugares que o mesmo frequentou em Uberabinha observando quais foram às contribuições desse espaço na sua formação. Ademais, demonstramos que o artista não foi revelado nem pelo cinema e nem pelo teatro, mas nas ruas dessa localidade em contato com a cultura popular. Todavia, primamos por um viés de análise em que consideramos os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais interligados, haja vista que possibilitam compreender melhor a ideia de progresso compreendido como instalação de indústria e reorganização do espaço urbano no início do século XX. Contudo, buscamos demonstrar como Grande Otelo despontou para a carreira artística num ambiente profundamente racista, desde a linguagem dos jornais até as disputas entre negros e brancos, por espaços públicos em praças e ruas. As praças, os bares, as ruas, a vida noturna, e os espaços de lazer, mostravam-se profundamente permeados por tensões envolvendo etnias, imigrantes, festas populares e a elite local, formada por fazendeiros, comerciantes, médicos e outros segmentos letrados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 175 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LuzMolequeBastiao.pdf | TCC | 26.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.