Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Tadeu Pereira dos-
dc.date.accessioned2017-05-10T18:31:31Z-
dc.date.available2017-05-10T18:31:31Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSANTOS, Tadeu Pereira dos. À luz do Moleque Bastião - Grande Otelo: "arranhando" Uberabinha - 1915-1930. 2005. 175 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18584-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectGrande Otelopt_BR
dc.titleÀ luz do Moleque Bastião - Grande Otelo: "arranhando" Uberabinha - 1915-1930pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Almeida, Antônio de-
dc.contributor.referee2Machado, Maria Clara Tomaz-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho científico ancorado em alguns aspectos da Micro história, tem como o intuito através de Sebastião Prata - Grande Otelo - fazer uma abordagem de como era sociedade uberabinhense (Uberlândia), no período correspondente aos anos de 1915 a 1930, pois trata-se do momento que ele nasceu até sua ida para São Paulo. Também buscamos compreender quais foram os lugares que o mesmo frequentou em Uberabinha observando quais foram às contribuições desse espaço na sua formação. Ademais, demonstramos que o artista não foi revelado nem pelo cinema e nem pelo teatro, mas nas ruas dessa localidade em contato com a cultura popular. Todavia, primamos por um viés de análise em que consideramos os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais interligados, haja vista que possibilitam compreender melhor a ideia de progresso compreendido como instalação de indústria e reorganização do espaço urbano no início do século XX. Contudo, buscamos demonstrar como Grande Otelo despontou para a carreira artística num ambiente profundamente racista, desde a linguagem dos jornais até as disputas entre negros e brancos, por espaços públicos em praças e ruas. As praças, os bares, as ruas, a vida noturna, e os espaços de lazer, mostravam-se profundamente permeados por tensões envolvendo etnias, imigrantes, festas populares e a elite local, formada por fazendeiros, comerciantes, médicos e outros segmentos letrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration175pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuzMolequeBastiao.pdfTCC26.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.