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dc.creatorNovaes, Eliene Greek-
dc.date.accessioned2017-05-10T16:47:09Z-
dc.date.available2017-05-10T16:47:09Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationNOVAES, Eliene Greek. Televisão e educação: ultrapassando as barreiras da indústria cultural para o ensino de história no Brasil. 2005. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18557-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleTelevisão e educação: ultrapassando as barreiras da indústria cultural para o ensino de história no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Lilian-
dc.contributor.referee1Carvalho, Jacques Elias de-
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAcreditando na necessidade de incorporação de novas linguagens, inclusive de meios de comunicação, em especial a televisão, no processo de ensino, principalmente, o de história e, tendo a consciência que a utilização dessas linguagens pode ter implicações no que tange a formação do indivíduo caso não sejam bem compreendidas, neste trabalho, pretende-se responder a seguinte questão: por que e como utilizar a televisão no ensino de história, uma vez que ela está inserida no contexto da indústria cultural? Para percorrer o caminho, na tentativa de responder esta questão, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender o termo indústria cultural quando ele surge, na visão de alguns teóricos, e na atualidade brasileira; identificar algumas problemáticas que permeiam o ensino em geral e o de história em particular; verificar, de uma forma geral, algumas barreiras que a televisão impõe no processo de formação do indivíduo. E por fim propor a análise de um programa televisivo, a minissérie “A Muralha” (2002), na tentativa de compreender que, embora esteja dentro do contexto da indústria cultural, é possível utilizá-la em sala de aula. Para tanto, adotou-se a análise bibliográfica de estudos que analisam a indústria cultural, quando ela surge e na atualidade; a questão da televisão e o ensino; além da temática tratada pela minissérie; a própria leitura e análise da minissérie e do romance em que esta se baseou e a pesquisa de alguns livros didáticos que complementaram algumas reflexões sobre o ensino brasileiro. Os documentos foram tratados de uma forma bem geral porque não seria possível analisar de uma forma muito complexa o que foi proposto pelos objetivos, devido ao próprio caráter monográfico do trabalho. Em relação aos resultados, percebe-se que mesmo tendo algumas iniciativas no sentido de utilizar os meios de comunicação em sala de aula, muitas são as resistências em relação ao seu uso; ou por falta de compreensão por parte do professores e da própria escola, ou por ausência de meios para preparar estes indivíduos para utilização destas tecnologias. Mesmo assim é muito importante que as pesquisas nesta área sejam constantes no sentido de contribuir para a melhoria da educação e da formação dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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