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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Novaes, Eliene Greek | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T16:47:09Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T16:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | NOVAES, Eliene Greek. Televisão e educação: ultrapassando as barreiras da indústria cultural para o ensino de história no Brasil. 2005. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18557 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Televisão e educação: ultrapassando as barreiras da indústria cultural para o ensino de história no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Calaça, Lilian | - |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Jacques Elias de | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Acreditando na necessidade de incorporação de novas linguagens, inclusive de meios de comunicação, em especial a televisão, no processo de ensino, principalmente, o de história e, tendo a consciência que a utilização dessas linguagens pode ter implicações no que tange a formação do indivíduo caso não sejam bem compreendidas, neste trabalho, pretende-se responder a seguinte questão: por que e como utilizar a televisão no ensino de história, uma vez que ela está inserida no contexto da indústria cultural? Para percorrer o caminho, na tentativa de responder esta questão, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender o termo indústria cultural quando ele surge, na visão de alguns teóricos, e na atualidade brasileira; identificar algumas problemáticas que permeiam o ensino em geral e o de história em particular; verificar, de uma forma geral, algumas barreiras que a televisão impõe no processo de formação do indivíduo. E por fim propor a análise de um programa televisivo, a minissérie “A Muralha” (2002), na tentativa de compreender que, embora esteja dentro do contexto da indústria cultural, é possível utilizá-la em sala de aula. Para tanto, adotou-se a análise bibliográfica de estudos que analisam a indústria cultural, quando ela surge e na atualidade; a questão da televisão e o ensino; além da temática tratada pela minissérie; a própria leitura e análise da minissérie e do romance em que esta se baseou e a pesquisa de alguns livros didáticos que complementaram algumas reflexões sobre o ensino brasileiro. Os documentos foram tratados de uma forma bem geral porque não seria possível analisar de uma forma muito complexa o que foi proposto pelos objetivos, devido ao próprio caráter monográfico do trabalho. Em relação aos resultados, percebe-se que mesmo tendo algumas iniciativas no sentido de utilizar os meios de comunicação em sala de aula, muitas são as resistências em relação ao seu uso; ou por falta de compreensão por parte do professores e da própria escola, ou por ausência de meios para preparar estes indivíduos para utilização destas tecnologias. Mesmo assim é muito importante que as pesquisas nesta área sejam constantes no sentido de contribuir para a melhoria da educação e da formação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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