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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sales, Maria Madalena Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T14:20:16Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T14:20:16Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Maria Madalena Ferreira. Deus e o diabo na terra do sol de Glauber Rocha: a estética da fome e a pedagogia da violência como via revolucionária. 2005. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18550 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cinema Novo | pt_BR |
dc.subject | Deus e o Diabo na Terra do Sol | pt_BR |
dc.title | Deus e o diabo na terra do sol de Glauber Rocha: a estética da fome e a pedagogia da violência como via revolucionária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paranhos, Kátia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Antônio de | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Kátia Eliane | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | No bojo da movimentação política e cultural do início dos anos 60, alguns produtores e cineastas idealizam uma cinematografia tipicamente nacional que rompesse com os padrões mercadológicos do cinema industrial e todo aparato técnico dos grandes estúdios. Um cinema independente, revolucionário e significativo em termos políticos, culturais e estéticos, cuja proposta estava embasada no desenvolvimento de uma temática brasileira que retratasse o homem do povo e a realidade do subdesenvolvimento. Perspectivas estas engendradas pelo movimento chamado Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha, que com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, funde sua história com a História. Este grupo tinha como propósito a transformação do cinema nacional em termos de produção e através de seus filmes construir uma cultura revolucionária. Sendo a produção fílmica um desdobramento desse projeto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, que pretende representar a realidade brasileira, onde o subdesenvolvimento e a miserabilidade caminham juntos. O filme constitui-se um projeto bastante ambicioso e polêmico para a época devido à sua concepção estética e as inovações como câmera na mão, cortes contínuos, fotografia estelada, diálogo livre, improvisação, texto narrativo, música interpretativa. Por meio dessa fonte busca-se também analisar um período recente de nossa história e o papel ideológico político e histórico desempenhado pelo filme, uma vez que, Deus e o Diabo na Terra do Sol tornou-se, no campo da cultura, uma das referências do pós-64. Portanto, se faz necessário uma discussão acerca da relação cinema e história, e o filme como fonte para a historiografia, com o intuito de situá-lo dentro do contexto histórico brasileiro que se delineava na época. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 126 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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