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dc.creatorJesus, Mirtes Aparecida Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-05-10T13:48:37Z-
dc.date.available2017-05-10T13:48:37Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationJESUS, Mirtes Aparecida Ferreira de. Sufrágio das cidadãs e sua abordagem nos livros didáticos de história do 1º grau. 1996. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18540-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subject1990-1995pt_BR
dc.subjectSufrágio femininopt_BR
dc.titleSufrágio das cidadãs e sua abordagem nos livros didáticos de história do 1º graupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Balbino, Carmem Lúcia Figueira-
dc.contributor.referee1Salles, Iraci Galvão-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Marilúcia de Menezes-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos anos 70, feministas e pesquisadores brasileiros tiveram a atenção despertada para o sexismo nos materiais didáticos através da literatura estrangeira a respeito, especialmente de língua francesa e inglesa. Em seguida, a difusão da metodologia de análise de conteúdo e a ênfase dada à escola como aparelho ideológico, permitiram o surgimento de trabalhos que, sem se limitar ao sexismo, incluíam a discriminação da mulher entre os temas a serem denunciados, na escola e nos livros escolares. Nesse contexto, a monografia pretende analisar como foram trabalhados os conteúdos relacionados à discriminação sexista nos livros didáticos adotados em Minas Gerais de 1990 a 1995 e como são trabalhados os conteúdos relacionados à referida discriminação, ou seja, como os professores de hoje, ao manusearem o livro didático e trabalham a questão da conquista do "voto feminino", através da Constituição de 1934. A presente análise arrolou livros que, de alguma forma, se referiram ao voto feminino, que foi institucionalizado em 1937. Diante da grande "dependência do professor em relação ao livro didático" e da pouca preocupação por parte da academia com a natureza de conhecimento veiculado nestes livros, optou-se por este tema: "A abordagem do sufrágio feminino nos livros didáticos de História do 1 º grau".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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