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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Jesus, Mirtes Aparecida Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T13:48:37Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T13:48:37Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Mirtes Aparecida Ferreira de. Sufrágio das cidadãs e sua abordagem nos livros didáticos de história do 1º grau. 1996. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18540 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Sexismo | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | 1990-1995 | pt_BR |
dc.subject | Sufrágio feminino | pt_BR |
dc.title | Sufrágio das cidadãs e sua abordagem nos livros didáticos de história do 1º grau | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balbino, Carmem Lúcia Figueira | - |
dc.contributor.referee1 | Salles, Iraci Galvão | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Marilúcia de Menezes | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos anos 70, feministas e pesquisadores brasileiros tiveram a atenção despertada para o sexismo nos materiais didáticos através da literatura estrangeira a respeito, especialmente de língua francesa e inglesa. Em seguida, a difusão da metodologia de análise de conteúdo e a ênfase dada à escola como aparelho ideológico, permitiram o surgimento de trabalhos que, sem se limitar ao sexismo, incluíam a discriminação da mulher entre os temas a serem denunciados, na escola e nos livros escolares. Nesse contexto, a monografia pretende analisar como foram trabalhados os conteúdos relacionados à discriminação sexista nos livros didáticos adotados em Minas Gerais de 1990 a 1995 e como são trabalhados os conteúdos relacionados à referida discriminação, ou seja, como os professores de hoje, ao manusearem o livro didático e trabalham a questão da conquista do "voto feminino", através da Constituição de 1934. A presente análise arrolou livros que, de alguma forma, se referiram ao voto feminino, que foi institucionalizado em 1937. Diante da grande "dependência do professor em relação ao livro didático" e da pouca preocupação por parte da academia com a natureza de conhecimento veiculado nestes livros, optou-se por este tema: "A abordagem do sufrágio feminino nos livros didáticos de História do 1 º grau". | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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