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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18536
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lopes, Aparecida de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T13:26:43Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T13:26:43Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Aparecida de Souza. A humanização da vida religiosa e a afirmação da feminilidade, uma questão de gênero? - 1965-1995. 1996. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18536 | - |
dc.description | Nota: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vida religiosa feminina | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | 1965-1995 | pt_BR |
dc.subject | Teólogas feministas | pt_BR |
dc.title | A humanização da vida religiosa e a afirmação da feminilidade, uma questão de gênero? - 1965-1995 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balbino, Carmem Lúcia Figueira | - |
dc.contributor.referee1 | Colesanti, Aldo Luís Bellagamba | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Paulo Roberto de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A monografia surgiu do desejo do pesquisador em compreender a vida religiosa feminina. Este não é um estudo pormenorizado, mas trabalha com uma breve discussão e com um conjunto de questões que parecem significativas para uma reflexão a longo prazo, por entender gênero como categoria de análise que trabalha com ideia de construção e desconstrução e a vida religiosa feminina como um discurso construído culturalmente. O objetivo é pensar em que medida a mulher religiosa consagrada foi ou é objeto passivo de dominação patriarcal eclesiástica; como, no interior de uma sociedade culturalmente machista, as situações de acomodação e resistência da mulher religiosa consagrada estão colocadas e quais são os limites de autonomia da mulher religiosa na vida conventual e social. Algumas dificuldades surgiram no decorrer da pesquisa, como encontrar documentação em virtude de não existência de trabalhos acadêmicos discutindo questões relativas à vida religiosa feminina e do pequeno número, refletindo sobre questões de gênero; além do embaraço em realizar entrevistas (pela escassez de material e constrangimento, timidez das pessoas em se colocarem). Ou seria, medo, receio de eventuais questionamentos? Apesar desses obstáculos, toda a pesquisa levou à percepção de que, na questão de gênero, o tema do feminino pelos valores novos que encarna, pelas reivindicações da mulher no sentido de ser reconhecida como pessoa, de ser acolhida em suas diferenças próprias, sem visar a privilégios, nem tolerar a dominação de um sobre o outro, pelo equilíbrio novo que propicia nos relacionamentos sociais, tornou-se tema de grande relevância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 47 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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