Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorArantes, Luiz Humberto Martins-
dc.date.accessioned2017-05-10T12:51:40Z-
dc.date.available2017-05-10T12:51:40Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationARANTES, Luiz Humberto Martins. "A moratória": a obra de arte no centro do debate historiográfico. 1994. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1994.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18528-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA moratóriapt_BR
dc.subjectDebate historiográficopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDécada de 30pt_BR
dc.subjectRevolução de 1930pt_BR
dc.title"A moratória": a obra de arte no centro do debate historiográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Kátia de Souza-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa que objetiva pensar questões em torno de História e Teatro, caminho este que, quando apontado na análise documental, não deixou de lado a capacidade de reconhecer a especificidade que detêm essas duas áreas do conhecimento, procurando traçar um exercício interdisciplinar. Assim, procurou-se inicialmente perceber a peça de teatro e a "historiografia especializada" como objetos socialmente produzidos, o que implica resgatar suas condições de sujeito historicamente determinado, e enquanto tal, cabe explicitar todas as suas contradições e comprometimentos no momento exato de sua produção "dando-lhes uma razão de ser". Entendendo-os como um produto social em constante relação com outros elementos com seu tempo de edificação. O texto teatral, mais especificamente, foi entendido como documento elaborado. Parte-se do princípio que é uma representação, traz no seu bojo as marcas de interesses de uma dada luta política de seu tempo. Neste sentido, a peça teatral "A moratória" é também um discurso forjado; e como tal possui características: quem fala, quando fala e para quem fala? A monografia tenta responder a tais questões partindo da análise documental e de parte do diálogo dos personagens, para desnudar os objetivos do dramaturgo com o texto teatral "A moratória". Além disso, após evidenciar no enredo da peça um diálogo com os acontecimentos em torno de 1930, procurou-se elaborar um balanço historiográfico sobre algumas das obras que se tradicionalizaram na discussão do tema "Revolução de 1930".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MoratóriaObraArte.pdfTCC25.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.